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A Enfermeira e a Alimentação de Clientes Hospitalizados

AMORIM, Rosangela de Almeida Castro

  • Dissertação (Mestrado de Enfermagem).
    Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
    Rio de Janeiro, 2000. 112 p.

Resumo

Este estudo trata de representações sociais de enfermeiras acerca da alimentação de clientes hospitalizados em um hospital de grande porte, no município do Rio de Janeiro. A investigação, de natureza qualitativa, fundamentou-se na Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici e Denise Jodelet. Para coleta de dados, além da observação do cotidiano, foram realizadas vinte e sete entrevistas semi estruturadas com enfermeiras que atuavam em Serviços de Clínica Médica, Neurologia, Ortopedia e Cirurgia Geral 1 e 2. Os achados, submetidos à análise de conteúdo, segundo a perspectiva de Bardin (1999), revelaram que, embora as representações privilegiem o reconhecimento da importância da alimentação como necessidade básica do cliente hospitalizado, o mesmo não ocorre quanto à assunção da responsabilidade direta desse atendimento. Nesse sentido ido, os resultados confirmam dificuldades com que se depara a Enfermagem Hospitalar no que concerne ao equilíbrio entre a dimensão administrativa e a do cuidado direto aos clientes. No caso em exame, a maior ambiguidade parece residir na dificuldade de compreensão dos riscos a que são expostos os clientes, quando a responsabilidade pelo cuidado com sua alimentação é transferida para terceiros, sem que se discutam os requisitos necessários para corresponder a tão importante função. O estudo leva a concluir que, independentemente de as enfermeiras terem recebido ensinamentos básicos sobre alimentação durante seu processo de formação e expressem representações que reforçam a relevância da nutrição para a assistência de qualidade, na prática, encontram dificuldades para cuidar dos clientes no que se refere aos aspectos que envolvem alimentação.

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