Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 34 - Volumes 3 >>>> Tema Oral 11
Ribeiro, P.M. - Médico do Serviço de Cardiologia, MS - HSE. RJ
Morcef, R. - Médico do Serviço de Cardiologia, MS - HSE. RJ
Nigro,T.C.B. - Médico do Serviço de Cardiologia, MS - HSE. RJ
A terapia trombolítica é uma alternativa à troca valvar em pacientes com trombose de prótese mecânica. O trabalho tem como objetivo avaliar o uso de trombolíticos como tratamento primário, em sete pacientes que evoluíram com prótese valvar mecânica, internados na Unidade Coronária do HSE nos últimos doze meses, avaliando os resultados a curto prazo.
Baseando-se na revisão de prontuários médicos dos pacientes, analizamos o sucesso da terapia trombolítica de acordo com o tipo de válvula mecânica, sua posição, quantidade de coágulo presente e tempo de início da terapia. Avaliamos os critérios de inclusão e exclusão ao tratamento, a apresentação clínica variável, o agente trombolítico utilizado e os achados à ecocardiografia transtorácica ou transesofágica previamente à trombólise.
A evolução dos pacientes, com ênfase às complicações, e os resultados ecocardiográficos, quanto a mobilidade valvar e visualização de trombos durante e ao final da terapia, demonstraram que o uso de trombolíticos é uma modalidade terapêutica alternativa à cirurgia, avaliando-se o risco-benefício da sua utilização. Apresentamos os valores de mortalidade e morbidade variáveis, refletindo a diferença da população e o esquema de trombólise empregado.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.