Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 34 - Volumes 3 >>>> Tema Oral 17
Marques, A.A. - Médico do Serviço de Odontologia/Cirurgia Oral e Maxilofacial, MS - HSE. RJ
Albuquerque, E.B. - Médico do Serviço de Odontologia/Cirurgia Oral e Maxilofacial, MS - HSE. RJ
Cortezzi, W. - Médico do Serviço de Odontologia/Cirurgia Oral e Maxilofacial, MS - HSE. RJ
INTRODUÇÃO: A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana e a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) possuem manifestações orais e maxilofaciais que, associadas a outros sinais e sintomas, podem compor a caracterização da doença ou, até, permitir que a infecção seja considerada e investigada em pacientes ainda não diagnosticados.
OBJETIVO: Esse trabalho objetiva fazer uma breve revisão, com abordagem clínica, da classificação das manifestações orais relacionadas à infecção pelo HIV. A classificação apresentada é a recomendada pela Organização Mundial de Saúde, enfatizando as lesões que estão fortemente associadas à infecção pelo HIV. A classificação inclui ainda os critérios presuntivos e diagnósticos de cada manifestação.
Candidíase eritematosa e pseudomembranosa, leucoplasia pilosa, sarcoma de Kaposi, linfoma não-Hodgkin, doença periodontal (eritema linear gengival, gengivite [ulcerativa] necrosante e periodontite [ulcerativa] necrosante)
CONCLUSÃO: O conhecimento dessas manifestações permite estabelecer uma correlação com o estágio de evolução da doença sistêmica, sendo assim, um importante marcador do estadiamento clínico da doença.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.