Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site Profissionais de Saúde

Profissionais de Saúde:Área exclusivamente destinada aos Profissionais da área de Saúde. Informações técnicas, área não recomendada para o público leigo.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial

 

Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 34 - Volumes 3 >>>> Poster - Derrame Pericárdico Refratário

Poster

Derrame Pericárdico Refratário em Gestante Lúpica

Goldfarb, M.; Rodriguez, R.D.; Castro, R.R.; Rocha, W.O.; Pedro, L.S.B.; Teixera,S.L.S.; Guimarães,S.J.; Lederman,R.

  • M.S.- H.S.E.- R.J.

O comprometimento pericárdico no LES é conseqüente à atividade de doença (serosite), a uremia e a infecção. O tamponamento cardíaco é raro e está associado a aumento da mórbi-mortalidade, necessitando medidas invasivas para o seu tratamento. Normalmente responde a doses baixas de corticosteróides ou A.I.N.E.. A refratariedade ao tratamento é rara.

Relatamos o caso de gestante de 26 anos, com derrame pericárdico volumoso, sem tamponamento cardíaco concomitante a I.R.A por nefrite lúpica. O tratamento habitual e o pulso com metilprednisolona foram ineficazes. Submetida a pericardiostomia terapêutica e diagnóstica, enviando fragmentos para análise microbiológica e histopatológica, sendo negativo para germes comuns, BK e fungos; compatível com pericardite lúpica. Obteve boa resposta sem retorno do derrame pericárdico. Na 32ª semana de gestação, foi indicado parto cesáreo por insuficiência útero-placentária, sendo o recém-nato prematuro e saudável.

A nefrite e a gravidez não são descritas na literatura como fatores de agravamento de derrame pericárdico e/ou refratariedade terapêutica. Somente são descritos a piora da nefrite durante a gestação e maior incidência de pré-eclâmpsia em gestantes com nefrite.

Destacamos a pericardiostomia para o diagnóstico e tratamento das formas atípicas de derrame pericárdico no LES.

Note que as informações aqui disponibilizadas são de caráter complementar, não substituindo, em hipótese alguma, as visitas regulares ao médico ! Evite a auto-medicação, consulte, sempre, um profissional devidamente capacitado !
H.F.S.E. - (Hospital Federal dos Servidores do Estado)

Hospital do Ministério da Saúde, localizado na cidade do Rio de Janeiro, mantido pelo Governo Federal


Rua Sacadura Cabral , 178 - CEP.:20221-903 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (0XX) (21) 2291 3131 e Fax: (0XX) (21) 2516 1539


Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.