Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site Profissionais de Saúde

Profissionais de Saúde:Área exclusivamente destinada aos Profissionais da área de Saúde. Informações técnicas, área não recomendada para o público leigo.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial

 

Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 34 - Volumes 3 >>>> Poster - Prevenção do Câncer Cérvico - Uterino

Poster

Fatores Impeditivos à Prática Sistemática da Prevenção do Câncer Cérvico - Uterino - Um Estudo Realizado entre Servidoras da Área de Saúde

Terezinha Pereira dos Santos Zilmar Ferreira Coutinho
Acadêmicas: Maria Fernanda Muniz Ferrari; Patricia Cavalcante de Melo; Renata Monteiro de Souza.

  • Universidade Federal Fluminense - Centro de Ciências Médicas
  • Escola de Enfermagem Aurora de Affonso Costa
  • Serviço de Enfermagem - M.S.- H.S.E.- R.J.

O trabalho destaca a prevenção do câncer cérvico - uterino, entre mulheres das diversas categorias (médicas, enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem) que desenvolvem suas atividades em hospitais públicos, privados e escolas de enfermagem. Objetivo principal é o levantamento dos fatores que impedem as servidoras em questão, de se submeterem sistematicamente ao exame preventivo do câncer. A metodologia utilizada é um estudo descritivo, experimental com abordagem quanti - qualitativa e o emprego de questionário com perguntas abertas e fechadas. Como benefício espera - se que a própria aplicação do questionário, já sirva de alerta para população alvo. Por ser tratar de assunto de interesse mundial, em especial no Brasil, onde a enfermidade em questão apresenta alto índice de mórbi-mortalidade. Consideramos a pesquisa relevante, partindo-se da premissa que as servidoras que exercem suas funções na área de saúde, podem demonstrar pouco interesse na prevenção de doenças, especialmente o câncer cérvico-uterino. Foi desenvolvida uma investigação parcial em dois grandes hospitais, os quais foram codificados como hospital A (Hospital dos Servidores do Estado), de grande porte, com cerca de mil servidores da área de enfermagem, que apresenta o seguinte resultado: aplicou-se 207 (duzentos e sete) questionários, averiguando-se que do universo pesquisando trinta e cinco (17%) não fazem exame preventivo. No hospital B, universitário, também de grande porte, apenas cinqüenta e uma servidoras foram investigadas, e em relação ao item preventivo onze (22%), não o fazem. Os fatores impeditivos alegados foram diversos, como por exemplo: falta de tempo, medo, acha desnecessário, entre outros. Consideremos as taxas relativamente altas, por se tratar de profissionais com conhecimento sobre a importância do preventivo alegando motivos bastante insignificantes.

Links relacionados nas outras áreas do site:

O Hospital

O Paciente / Cidadão

Note que as informações aqui disponibilizadas são de caráter complementar, não substituindo, em hipótese alguma, as visitas regulares ao médico ! Evite a auto-medicação, consulte, sempre, um profissional devidamente capacitado !
H.F.S.E. - (Hospital Federal dos Servidores do Estado)

Hospital do Ministério da Saúde, localizado na cidade do Rio de Janeiro, mantido pelo Governo Federal


Rua Sacadura Cabral , 178 - CEP.:20221-903 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (0XX) (21) 2291 3131 e Fax: (0XX) (21) 2516 1539


Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.