Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site Profissionais de Saúde

Profissionais de Saúde:Área exclusivamente destinada aos Profissionais da área de Saúde. Informações técnicas, área não recomendada para o público leigo.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial

 

Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 34 - Volumes 3 >>>> Poster - Tuberculose de Traquéia

Poster

Tuberculose de Traquéia

Rodrigues, E. M. ; Quintão, E. F. ; Romano, S. E. ; Guedes, M. L. C. ; Silva,E. M. ;Gomes, G.;Nascimento, L. N.

  • Serviço de Otorrinolaringologia - M.S.- H.S.E.- R.J.

INTRODUÇÃO: A tuberculose endobronquial cujo envolvimento corresponde a traquéia e grandes brônquios, era comum no período pré-antibiótico e em 60% dos pacientes havia concomitância de tuberculose na forma cavitária.Atualmente a tuberculose endobrônquica é menos freqüente, incidência variando de 4 a 18 %. Já a tuberculose da traquéia é considerada rara com poucos casos descrito na literatura.

RELATO DE CASO: A M S, masculino,56 anos, natural do RJ, faxineiro, em julho/1999 procurou o serviço de ORL com tosse seca intensa e rouquidão.A videolaringoscopia mostrou hiperemia de pregas vocais e placas brancas em região subglótica. A progressão do aparelho flexível mostrou lesões esbranquiçadas de aspecto rugoso difusas pela traquéia, com intenso edema de mucosa e perda de visualização dos anéis cartilaginosos. Realizado aspirado, escovado e biópsia. No escovado foi confirmado positividade para BAAR. Escarro e cultura foram positivos para BAAR após broncoscopia. Rx de tórax mostrou infiltrado em ápice pulmonar esquerdo. Foi iniciado esquema terapêutico com rifampicina , isoniazida e pirazinamida por 6 meses com regressão das lesões traqueais que mostraram sinais de fibrose , sem causar estenose, e houve regressão das lesões pulmonares.

DISCUSSÃO: Os sinais de tuberculose traqueobrônquica são : mucosa inflamada, granuloma submucoso ou pólipo , ulceração, hipertrofia e estenose cicatricial.Os sintomas são inespecíficos, tem um longo tempo de evolução e a tosse pode ser o primeiro e as vezes o único sintoma. Há tosse, disfonia, perda de peso, hemoptise, anorexia, dor toráxica, expectoração produtiva , dispnéia , transpiração noturna e febre.

CONCLUSÃO: O importante nesse caso é enfatizar que aspecto endoscópio da lesão traqueal não é comum e ressalta a importância da endoscopia flexível na investigação de pacientes com tosse crônica.

Links relacionados nas outras áreas do site:

O Hospital
Conheça também a localização, ramal e estrutura administrativa do Serviço de Cirurgia Geral 2

O Paciente / Cidadão

O Serviço de Psicologia do Hospital dos Servidores do Estado, tem sua atuação particularmete focada na psicologia clínica.

HSE - (Hospital dos Servidores do Estado)
Rua Sacadura Cabral , 178 - CEP.:20221-903 - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (0XX) (21) 2291 3131 e Fax: (0XX) (21) 2516 1539

Design e Desenvolvimento: Anderson da Silva Oliveira e Denise de Camargo