Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 34 - Volumes 3 >>>> Poster - Medicina da Atividade Física
Dos Santos,L.
As origens históricas da Medicina Aplicada À Educação Física e Desportos situam-se na Milenar China - exercida como Ginástica Médica, com fins profiláticos/terapêuticos, assemelhada ao Desporto para todos - e na Grécia, exercida na preparação dos atletas olímpicos e na preparação para a Guerra, em Esparta.
Após um longo hiato consequente ao desprezo pelo Corpo Humano, gerado pelas restrições religiosas da Idade Média, a Revolução Industrial possibilitou o desenvolvimento dos trabalhos antropométricos e calorimétricos, constituindo as bases da Medicina do Trabalho, uma especialidade correlata. A Medicina do Desporto ressurge, formal e modernamente em Dreslen, em 1912, com o advento dos modernos Jogos Olímpicos.
A milenar Fisioterapia ressurge e se amplia no Pós-II Guerra (1945) como Recuperação Motora/Reabilitação, inicialmente ligada à Ortopedia, da qual se liberta posteriormente.
Todas têm como objetivos comuns - filosóficos e operacionais - melhorar o desempenho físico dos indivíduos, através da racionalização dos Movimentos do Corpo Humano. Tanto o portador de uma deficiência motora, v.g. hemiparético, o usuário que inicia uma L.E.R. (Lesão por Esforço de Repetição) ou o campeão olímpico, laureando-se na Marcha Atlética, partilham metodologias, anseios e esforços similares, diferenciados apenas na intensidade: uns, querendo desempenhar/retornar níveis normais, outro, atingir o inatingível, a marca do 101%. QUAL O OBJETIVO MAIS DIFÍCIL?
Propõe-se a reunificação das áreas médicas que trabalham com Atividade Física e Exercício Físico, a Medicina do Desporto, a Medicina do Trabalho e a Medicina Física/Reabilitação e - adicionando os novos conhecimentos da Medicina e os insumos tecnológicos - formar uma nova área: A MEDICINA DA ATIVIDADE FÍSICA.
A nova área, proporcionando um retorno às milenares origens filosóficas comuns e RE-vitalizada com os hodiernos recursos tecnológicos, possibilitará que um novo tipo de Serviço Médico para Atividades Físicas alcance maior abrangência/confluência/influência/atuação, seja mais eficaz e possibilite a integração de profissionais correlatos, ajustando-se à Sociedade da Informatização, globalizada.
Os objetivos comuns, de estudo e sistematização dos Movimentos do Corpo Humano, permitirão melhor racionalidade do Lazer, melhor eficácia na qualidade da Saúde e prevenção de patologias hipocinéticas, adequação do Trabalho ao Homem e uma real Reabilitação.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.