Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 35 - Volume 2 >>>> Editorial
O Ministério da Saúde criou uma política de incentivo ao desenvolvimento da assistência hospitalar oferecido à população - o Programa de Centro Colaboradores para a qualidade de assistência à saúde concedendo aos hospitais integrantes do programa o título de Centro Colaborador. O objetivo do programa é o aperfeiçoamento e a qualificação, em última análise, da assistência hospitalar por meio do intercâmbio das experiências entre as instituições participantes e difusão das mesmas sobretudo no que diz respeito ao incremento da eficiência e eficácia da gestão hospitalar a fim de alcançar a valorização do paciente, a humanização do atendimento, melhoria da relação custo/benefício e a adoção de medidas que atendam as necessidades da população - cliente.
O desenvolvimento do Programa é uma necessidade em termos de eficiência e uma obrigação do ponto de vista ético e moral vez que a humanização dos Serviços de Saúde implica, necessariamente, no fortalecimento de uma política de resgate do valor da vida humana. Para tal, deve-se focar na integração harmônica das áreas médica, tecnológica, administrativa, econômica, assistencial, e se possível, das áreas de docência e de pesquisa.
Este programa, principalmente quanto à forma de implantação, é proposta nova no processo de assessoria/consultoria e na difusão da qualidade de gestão e assistência hospitalar. Utiliza uma metodologia de qualidade valiosa, considerando a situação atual de gestão de Serviços de Saúde no país: escassa utilização de planejamento estratégico, inexistência de sistema de informação confiável, ausência de sistema de gestão baseado na melhoria dos processos visando resultados, enfim, inexistência de cultura gerencial voltada para a satisfação dos usuários - objetivo final
O H.S.E., dentro deste programa, passou a ser o Centro de Colaboradores do Hospital Justino Luz, em Picos no Piauí. O Hospital Justino Luz foi escolhido dentro do Programa por dar atendimento a 400.000 habitantes, apresentando importância interestadual (atendendo num raio de 400 km, cidades como Fortaleza, Crato, Tocantins e Petrolina ) é o único hospital com plantonistas médicos na área de Anestesia, Obstetrícia, Ortopedia e Pediatria, na região. Nossa equipe já realizou 3 visitas para orientar o planejamento de atenção primária, organizar a assistência médica, orientar o corpo clínico buscando implantar modelo com enfoque multidisciplinar, estruturação dos Serviços de Almoxarifado, Nutrição e Dietética, Diagnose e Terapia, etc.
Os resultados obtidos superaram as expectativas, já tendo sido implantados 25% das ações propostas, com a obtenção de resultados significativos na melhoria do atendimento da população local.
O Programa avança, devendo nova visita de um técnico ser realizada ainda este mês. Representantes do corpo clínico do Hospital Justino Luz estiveram no HSE conhecendo os diversos serviços e intensificando esta troca de experiências.
Acreditamos que este tipo de intercâmbio seja de extrema importância no aprimoramento da qualidade da assistência médica no país, devendo ser incentivado por todos nós.
Silva Júnior, Luiz Fernando Rocha Ferreira da - Diretor Substituto da Divisão Médico-Assistencial - HSE - MS - RJ
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.