Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 35 - Volumes 3 e 4 >>>> Editorial - Humanização na Assistência Hospitalar
A qualidade do relacionamento humano estabelecido, entre profissionais e usuários, no processo de atendimento hospitalar, ambiciona promover as relações humanas como valor fundamental, no âmago das práticas públicas de saúde, em benefício dos que nele trabalham e dos que dele se utilizam.
Cada instituição percorre o seu próprio caminho, buscando soluções de humanização adequadas à sua realidade. Disseminar as iniciativas, neste sentido no H.S.E., visa a capacitação, o intercâmbio de idéias e a difusão permanente de informações úteis à coletividade, desenvolvendo uma política especial de incentivos à humanização hospitalar, com comprometimento da gerência e da equipe de saúde. Para que o somatório desses esforços possa contribuir para a melhoria dos serviços públicos de saúde, devemos, inicialmente, empenhar-nos em conhecê-los.
No H.S.E., neste meio século de existência, tem havido um olhar humanizado na prática diária, e hoje podemos listar mais de cinqüenta ações neste sentido, que fazem parte do nosso cotidiano.
A Comissão de Humanização que atualmente é presidida por mim, tem como seu objetivo maior, a reorganização de materiais publicitários dos programas, como folderes, cartazes informativos, pôsteres, e apresentações em multimídia, para que:
O H.S.E. é Centro de Referência do PNHAH MS como Hospital Multiplicador.
A humanização da assistência hospitalar do H.S.E. começou no Serviço Social em 1948, com o trabalho de Recreação para adultos e crianças. Nesta oportunidade, conclamo a participação de nossa coletividade no sentido de melhor conhecer nossas atividade e também, para a revisão dos atuais projetos.
Juçara Regina Viégas Valverde
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