Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 35 - Volumes 3 e 4 >>>> Poster - Curativos Cirúrgicos
Silva, O. V;
Haddad, I. R.;
Magalhães, G. R. A. A.
Trata-se de um estudo desenvolvido por uma residente de enfermagem, em uma clínica cirúrgica de um hospital público do estado do Rio de Janeiro. O objeto de estudo que norteou, foi a investigação da realização técnica e das soluções utilizadas nos curativos. Os objetivos foram: a) descrever a técnica do curativo realizada pelos profissionais da clínica; b) identificar as soluções anti-sépticas utilizadas nos curativos cirúrgicos; c) Avaliar possíveis implicações da técnica e das soluções nos curativos cirúrgicos da unidade.
O estudo caracterizou-se como descritivo adotando uma abordagem quantitativa, a partir do referencial teórico bibliográfico. Na coleta dos depoimentos foram utilizados como instrumentos: observação participante e formulário, onde foram observados dez curativos. A fase de tratamento dos dados foi feita através da transcrição dos instrumentos utilizados que avaliavam: remoção, curativo em si e conclusão, soluções anticépticas, presença de drenos, carro de curativos, local de realização e horário. Os dados foram classificados e categorizados em tabelas.
Na análise das informações foi possível verificar que: a técnica empregada e os anticéticos utilizados eram inadequados; não havia preocupação com a biossegurança do paciente e dos outros profissionais; e, a precariedade de recursos hospitalares, contribuía para a adoção de uma técnica incorreta.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.