Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site Profissionais de Saúde

Profissionais de Saúde:Área exclusivamente destinada aos Profissionais da área de Saúde. Informações técnicas, área não recomendada para o público leigo.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial

 

Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 35 - Volumes 3 e 4 >>>> Poster - Curativos Cirúrgicos

Poster

Curativos Cirúrgicos: Uma Análise de Enfermagem sobre de Técnica e o uso de Anti-sépticos em uma Clínica Cirúrgica

Silva, O. V;

  • Enfermeira residente de enfermagem clínica e cirúrgica da EEAP - UNIRIO.

Haddad, I. R.;

  • Orientadora. Enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HSE.

Magalhães, G. R. A. A.

  • Orientadora.
  • Mestre em Enfermagem.
  • Enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HSE.

Trata-se de um estudo desenvolvido por uma residente de enfermagem, em uma clínica cirúrgica de um hospital público do estado do Rio de Janeiro. O objeto de estudo que norteou, foi a investigação da realização técnica e das soluções utilizadas nos curativos. Os objetivos foram: a) descrever a técnica do curativo realizada pelos profissionais da clínica; b) identificar as soluções anti-sépticas utilizadas nos curativos cirúrgicos; c) Avaliar possíveis implicações da técnica e das soluções nos curativos cirúrgicos da unidade.

O estudo caracterizou-se como descritivo adotando uma abordagem quantitativa, a partir do referencial teórico bibliográfico. Na coleta dos depoimentos foram utilizados como instrumentos: observação participante e formulário, onde foram observados dez curativos. A fase de tratamento dos dados foi feita através da transcrição dos instrumentos utilizados que avaliavam: remoção, curativo em si e conclusão, soluções anticépticas, presença de drenos, carro de curativos, local de realização e horário. Os dados foram classificados e categorizados em tabelas.

Na análise das informações foi possível verificar que: a técnica empregada e os anticéticos utilizados eram inadequados; não havia preocupação com a biossegurança do paciente e dos outros profissionais; e, a precariedade de recursos hospitalares, contribuía para a adoção de uma técnica incorreta.

Links relacionados nas outras áreas do site:

O Hospital

O Paciente / Cidadão

Note que as informações aqui disponibilizadas são de caráter complementar, não substituindo, em hipótese alguma, as visitas regulares ao médico ! Evite a auto-medicação, consulte, sempre, um profissional devidamente capacitado !
H.F.S.E. - (Hospital Federal dos Servidores do Estado)

Hospital do Ministério da Saúde, localizado na cidade do Rio de Janeiro, mantido pelo Governo Federal


Rua Sacadura Cabral , 178 - CEP.:20221-903 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (0XX) (21) 2291 3131 e Fax: (0XX) (21) 2516 1539


Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.