Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 35 - Volumes 3 e 4 >>>> Poster - Registro de Enfermagem
Silva, O. V;
Costa, Eva Maria
Silva, O V da
Trata-se de um estudo desenvolvido por quatro residentes de enfermagem clínica e cirúrgica que realizaram uma crítica sobre a falta de compromisso dos profissionais de enfermagem em registrar.
O objeto de estudo que norteou a investigação foram os registros de enfermagem e objetivou destacar os principais problemas identificados nos registros de enfermagem da instituição. Caracterizou-se como de caráter exploratório adotando abordagem qualitativa com enfoque no levantamento bibliográfico.
Serviu de cenário as clínicas, em que as autoras foram lotadas, de uma instituição pública da rede federal do Rio de Janeiro. Na coleta de depoimentos foram utilizados os impressos para registro de enfermagem e prontuários. Na fase de tratamento e análise foi seguido um roteiro pré-estabelecido pela disciplina.
Foi possível identificar que as responsabilidades dos enfermeiros eram delegadas aos auxiliares e técnicos de enfermagem, as informações registradas não garantem a continuidade da assistência, desrespeito a legalidade do registro, existência de registros nas unidades que não são utilizados. Existência de fatores que interferem no padrão de registro como déficit de recursos humanos e materiais, desvalorização do registro como fonte de dados pela equipe, falta de obrigatoriedade dos registros e hábito de utilizar somente o livro de ordens e ocorrências.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.