Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 35 - Volumes 3 e 4 >>>> Poster - Retalhos de Couro Cabeludo para Correção de Alopécia
Santos, E.C.P.M.; Coelho, R.; Serrano, C.J.D.;Kimura, A. K.; Rezende, J.H.C.
INTRODUÇÃO: os retalhos de couro cabeludo vêm, desde o início do século passado, sendo utilizados na correção de alopécias cicatriciais principalmente após queimaduras. Foi preconizado por Passot em 1935 que utilizou o retalho temporo-parietal bilateral o que foi aperfeiçoado por Júri (1975) e Chajchir (1977) com o retalho temporo-parieto-occipital baseado na irrigação da artéria temporal superficial.
OBJETIVO: relato do caso de um paciente que se submeteu à correção de alopécia cicatricial pós-queimadura.
RELATO DO CASO: A.F.S., 25 anos, solteiro, branco, vítima de queimadura por líquido fervente em couro cabeludo aos 6 anos resultando em área de alopécia fronto-parietal de aproximadamente 10cm de diâmetro.
MATERIAL E MÉTODO: submetido a autonomização do retalho temporo-parieto-occipital baseado no pedículo da artéria temporal superficial, segundo Juri, em 1ª tempo operatório, seguido por rotação do mesmo para a área de alopécia que é então excisada e coberta pelo retalho em um 2ª tempo operatório. Suturas realizadas com nylon 4-0, pontos separados.
DISCUSSÃO: com a progressiva necessidade de trabalho por parte da comunidade, nos tempos modernos, as crianças vêm ficando cada vez mais vulneráveis a acidentes domésticos como queimaduras por substâncias cáusticas, líquidos ferventes, ou mesmo soluções inflamáveis. A busca por meios adequados de reparo destas deformidades vem sendo crescente e este (o retalho de Jurib) é um método de vital importância, visto que se serve para a reconstrução de couro cabeludo, uma região cujo reparo resulta em um salto na reconstrução estética da face.
O Serviço de Cirurgia Cirurgia Plástica NÃO REALIZA CIRURGIAS ESTÉTICAS, SOMENTE CORRETIVAS
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.