Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site Profissionais de Saúde

Profissionais de Saúde:Área exclusivamente destinada aos Profissionais da área de Saúde. Informações técnicas, área não recomendada para o público leigo.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial

 

Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 35 - Volumes 3 e 4 >>>> Poster - Retalhos de Couro Cabeludo para Correção de Alopécia

Poster

Retalhos de Couro Cabeludo para Correção de Alopécia

Santos, E.C.P.M.; Coelho, R.; Serrano, C.J.D.;Kimura, A. K.; Rezende, J.H.C.

  • Serviço de Cirurgia Plástica e Reparadora – H.S.E.M.S. - R.J.

INTRODUÇÃO: os retalhos de couro cabeludo vêm, desde o início do século passado, sendo utilizados na correção de alopécias cicatriciais principalmente após queimaduras. Foi preconizado por Passot em 1935 que utilizou o retalho temporo-parietal bilateral o que foi aperfeiçoado por Júri (1975) e Chajchir (1977) com o retalho temporo-parieto-occipital baseado na irrigação da artéria temporal superficial.

OBJETIVO: relato do caso de um paciente que se submeteu à correção de alopécia cicatricial pós-queimadura.

RELATO DO CASO: A.F.S., 25 anos, solteiro, branco, vítima de queimadura por líquido fervente em couro cabeludo aos 6 anos resultando em área de alopécia fronto-parietal de aproximadamente 10cm de diâmetro.

MATERIAL E MÉTODO: submetido a autonomização do retalho temporo-parieto-occipital baseado no pedículo da artéria temporal superficial, segundo Juri, em 1ª tempo operatório, seguido por rotação do mesmo para a área de alopécia que é então excisada e coberta pelo retalho em um 2ª tempo operatório. Suturas realizadas com nylon 4-0, pontos separados.

DISCUSSÃO: com a progressiva necessidade de trabalho por parte da comunidade, nos tempos modernos, as crianças vêm ficando cada vez mais vulneráveis a acidentes domésticos como queimaduras por substâncias cáusticas, líquidos ferventes, ou mesmo soluções inflamáveis. A busca por meios adequados de reparo destas deformidades vem sendo crescente e este (o retalho de Jurib) é um método de vital importância, visto que se serve para a reconstrução de couro cabeludo, uma região cujo reparo resulta em um salto na reconstrução estética da face.

Links relacionados nas outras áreas do site:

O Paciente / Cidadão

O Serviço de Cirurgia Cirurgia Plástica NÃO REALIZA CIRURGIAS ESTÉTICAS, SOMENTE CORRETIVAS

Note que as informações aqui disponibilizadas são de caráter complementar, não substituindo, em hipótese alguma, as visitas regulares ao médico ! Evite a auto-medicação, consulte, sempre, um profissional devidamente capacitado !
H.F.S.E. - (Hospital Federal dos Servidores do Estado)

Hospital do Ministério da Saúde, localizado na cidade do Rio de Janeiro, mantido pelo Governo Federal


Rua Sacadura Cabral , 178 - CEP.:20221-903 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (0XX) (21) 2291 3131 e Fax: (0XX) (21) 2516 1539


Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.