Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 35 - Volumes 3 e 4 >>>> Poster - Doença de Madelung
Coelho, R.; Santos, E.C.P.M.; Serrano, C.J.D.; Kimura, A. K.; Rezende, J.H.C.
INTRODUÇÃO: a doença de Madelung , também chamada de adenolipomatose de Lanois-Bensaude é caracterizada pelo acúmulo adiposo simétrico e benigno em pescoço, tórax e abdome, e foi descrita em 1888. É mais freqüente em homens e em países do mediterrâneo onde já foram descritos por volta de 200 casos. Há menção de caráter familiar com traço autossômico dominante.
MATERIAL E MÉTODOS: relato de 01 caso – S.F., 38 anos, sexo masculino, cor branca, casado, residente na cidade do Rio de Janeiro, portador de distribuição lipomatosa em pescoço, tórax e abdome do tipo difusa e simétrica. Foi submetido à lipoaspiração utilizando aparelho de lipossucção à vácuo e cânulas de números 3, 4 e 5 mm. Foram lipoaspiradas as regiões abdominal, torácica e cervical. O paciente foi submetido à hidratação rigorosa com soro ringer e soro fisiológico recebendo alta hospitalar no 1º pós-operatório usando cinta elástica/compressiva.
DISCUSSÃO: a doença de Madelung é caracterizada como patologia lipomatosa benigna de fácil resolução, onde obtemos um resultado muito satisfatório, apesar da dificuldade em deixar perfeita simetria com a lipoaspiração bem como a retirada de grande volume lipídico que se faz necessária.
O Serviço de Cirurgia Cirurgia Plástica NÃO REALIZA CIRURGIAS ESTÉTICAS, SOMENTE CORRETIVAS
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.