Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 35 - Volumes 3 e 4 >>>> Poster - Corpo Estranho na Cavidade Uterina
Pedreschi, RF; Santos Silva, SM; Werstab, SJ; Souza Gomes, FMC; Giordano, MV; Martins, AS; Souza, DA.
OBJETIVO: Os autores estudam a incidência de corpo estranho na cavidade uterina em histeroscopias realizadas no ano de 2001, em um total de 825 exames.
RESULTADOS: O ambulatório de histeroscopia do HSE realizou 825 exames entre janeiro e agosto de 2001. A presença de corpo estranho neste universo foi de 0,6%, ou seja, cinco exames. Foram quatro casos de dispositivo intrauterino (DIU), três sem fio aparente pelo orifício externo do colo, necessitando histeroscopia para sua retirada. Estas pacientes eram assintomáticas. O outro caso havia queixa de leucorréia amarelada e a histeroscopia evidenciou piométrio e endometrite. A paciente apresentava dor pélvica. O exame histeroscópico evidenciou haste vertical do DIU T de Cobre 380A, com a haste horizontal aparentemente intramiometrial. Após tratamento clínico foi refeito o exame em período pós-menstrual recente, com exerese do dispositivo, que se encontrava inserido no endométrio. Outro corpo estranho observado, foi presença de escova de coleta de material endocervical (Papanicolaou), que havia partido a haste. Não havia queixa e a extração ocorreu sem maiores dificuldades.
COMENTÁRIOS: O fio do DIU que fica exposto pelo orifício externo deve permanecer em comprimento suficiente para que, com o passar dos anos, não haja retração para o canal cervical, necessitando procedimento para sua retirada. Cuidado ao se manipular instrumentos de uso rotineiro, evitando-se movimentos intempestivos, podendo causar dano à paciente.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.