Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site Profissionais de Saúde

Profissionais de Saúde:Área exclusivamente destinada aos Profissionais da área de Saúde. Informações técnicas, área não recomendada para o público leigo.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial

 

Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 35 - Volumes 3 e 4 >>>> Poster - Bioinformática e Reabilitação Computacional

Poster

Bioinformática e Reabilitação Computacional: Aplicação Clínica do Biofeedback Motor

Brandão, B;

  • Fisioterapeuta pneumofuncional– H.S.E.M.S. - R.J., Brasil

Kurtis, C;

  • Fisioterapeuta neurofuncional , Holoclinica de Reabilitação , R.J., Brasil

Scaglione, G.

  • Kinesiologo ,neurologista, catedrático da UNSAM , Buenos Aires , Argentina

A investigação científica através dos séculos leva, cada vez mais, ao desenvolvimento científico, com aplicabilidade de recursos tecnológicos e de terapêutica para diversas afecções no organismo humano. Este trabalho tem como objetivos exemplificar a utilização clínica da Reabilitação Computacional e descrever seus requisitos, limitações técnicas e clínicas em lesões específicas selecionadas.

O BIOFEEDBACK MOTOR é um recurso auxiliar na recuperação das desordens neuromusculares, com aprendizado, facilitação e melhora no desempenho motor. Presta informações fisiológicas relativas ao movimento, à força,à atividade muscular e articular, à freqüência cardíaca, pressão sangüínea, e outros. Atua no processo de Reabilitação através de:

  1. participação da meta definida (comportamento motor ) a ser realizada;
  2. monitorização e controle de sinais pelo fisioterapeuta e paciente;
  3. geração de estratégias e definição de padrões motores específicos;
  4. reforço e estímulo do comportamento motor e conhecimento dos resultados, pelo paciente, atuando na objetividade do ato motor.

Observou-se grupo tratado na Holoclínica de Reabilitação, RJ, Brasil em período de 8 anos (15 pac/m). A casuística foi de lesões cerebrais (Traumatismos crânio encefálicos + raque medulares), com utilização do equipamento Neuroeducator II (voltímetro com alto falante e medidor acoplados, informatizados).Seu objetivo foi a AQUISIÇÃO DE CONTROLE MOTOR, a partir de avaliação cinesiológica das áreas atingidas e aplicação do BIOFEEDBACK pelo EMG, com orientação do paciente quanto à repercussão e monitorização. Foi selecionado o caso de um menino de 10 anos, como demonstrativo.

Resultados:

  1. respostas cinéticas e funcionais no condicionamento por conscientização com aprendizado motor (trabalho biomecânico associado à visualização gráfica e comando verbal e posterior com associação ao movimento nas atividades da vida diária);
  2. confirmação de percentuais descritos (45%);
  3. O uso do Biofeedback em Fisioterapia efetua melhoras no desempenho do ato motor facilitando o aprendizado motor, observando-se as capacidades técnicas e avaliação cinesiológica funcional (KREBS).
Note que as informações aqui disponibilizadas são de caráter complementar, não substituindo, em hipótese alguma, as visitas regulares ao médico ! Evite a auto-medicação, consulte, sempre, um profissional devidamente capacitado !
H.F.S.E. - (Hospital Federal dos Servidores do Estado)

Hospital do Ministério da Saúde, localizado na cidade do Rio de Janeiro, mantido pelo Governo Federal


Rua Sacadura Cabral , 178 - CEP.:20221-903 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (0XX) (21) 2291 3131 e Fax: (0XX) (21) 2516 1539


Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.