Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 35 - Volumes 3 e 4 >>>> Poster - Bioinformática e Reabilitação Computacional
Brandão, B;
Kurtis, C;
Scaglione, G.
A investigação científica através dos séculos leva, cada vez mais, ao desenvolvimento científico, com aplicabilidade de recursos tecnológicos e de terapêutica para diversas afecções no organismo humano. Este trabalho tem como objetivos exemplificar a utilização clínica da Reabilitação Computacional e descrever seus requisitos, limitações técnicas e clínicas em lesões específicas selecionadas.
O BIOFEEDBACK MOTOR é um recurso auxiliar na recuperação das desordens neuromusculares, com aprendizado, facilitação e melhora no desempenho motor. Presta informações fisiológicas relativas ao movimento, à força,à atividade muscular e articular, à freqüência cardíaca, pressão sangüínea, e outros. Atua no processo de Reabilitação através de:
Observou-se grupo tratado na Holoclínica de Reabilitação, RJ, Brasil em período de 8 anos (15 pac/m). A casuística foi de lesões cerebrais (Traumatismos crânio encefálicos + raque medulares), com utilização do equipamento Neuroeducator II (voltímetro com alto falante e medidor acoplados, informatizados).Seu objetivo foi a AQUISIÇÃO DE CONTROLE MOTOR, a partir de avaliação cinesiológica das áreas atingidas e aplicação do BIOFEEDBACK pelo EMG, com orientação do paciente quanto à repercussão e monitorização. Foi selecionado o caso de um menino de 10 anos, como demonstrativo.
Resultados:
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.