Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 35 - Volumes 3 e 4 >>>> Poster - Sinais e gestos como resposta à comunicação como indtrumento do cuidar : Um estudo de caso de uma cliente crítica
Canuto, D. B.; Acadêmica de Enfermagem do 9º período da EEAP/UNIRIO. Bolsista PET/UNIRIO.
Lanzillotti, L. S.; Acadêmica de Enfermagem do 9º período da EEAP/UNIRIO. Bolsista PET/UNIRIO.
Dantas, R.S.; Relatora e Acadêmica de Enfermagem do 9º período da EEAP/UNIRIO. Bolsista PET/UNIRIO.
Figueiredo; N. M.A.; Professora Doutora em Enfermagem; Titular do Departamento de Enfermagem Fundamental da EEAP/UNIRIO.
Este estudo de apresentar os resultados da prática do cuidar, através da comunicação, com o cliente hospitalizado, a partir do questionamento. Diante disso, tem-se como objetivos: Identificar as respostas do cliente a partir da comunicação, instituída como cuidado; e Analisar os resultados, discutindo as reações do cliente, após o cuidado prestado, onde a comunicação era o instrumento do cuidar. Utilizou-se como referencial CIANCIARULLO e ATKINSON.
Trata-se de um Estudo de Caso, que foi constituído por momentos que lançamos mão da observação-participante, para coletar as informações. Com isso, chegamos como resultado de que para se tenha um vínculo enfermeira-cliente, é preciso traçar como metodologia: Se apresentar; SAUDAR o CLIENTE – estabelecer um vínculo; CHAMAR o CLIENTE pelo nome – despertando-o para a comunicação; TOCANDO seu corpo como estímulo de manutenção no fluxo da vida durante a aplicação de procedimentos; e REGISTRANDO sinais indicativos de necessidades através da fala ou de expressões/gestos do cliente. E que mesmo em situação crítica, a cliente, sujeito de nosso estudo, respondeu positivamente à "comunicação cuidativa" de enfermagem, pois a mantivemos interagindo conosco e com o meio, o que foi expresso pelo seu corpo, através de sinais e gestos.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.