Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 35 - Volumes 3 e 4 >>>> Poster - Um anjo de branco que aprende a cuidar
Antunes, J.C. P.; Souza, S. R.
Trata-se de um relato de experiência que surgiu a partir do meu interesse em realizar um estudo que caracterizasse a importância do cuidado de enfermagem a um cliente em estado crítico. Desta forma, ao entrar em contato com os clientes no setor de terapia intensiva, escolhi cuidar de uma cliente que se encontrava em processo de desmame ventilatório, já que estava lúcida, porém confusa e agitada com tantos tubos, sondas e pessoas.
Diante disso, trago como objetivos do presente estudo: Descrever o cuidado de enfermagem ao cliente agitado em processo de desmame ventilatório, e; analisar este cuidado em relação às atitudes da cliente. Este estudo é de natureza qualitativa, em que se utilizou como técnica para coleta de dados a observação participante em uma Instituição Hospitalar no Estado do Rio de Janeiro, no Centro de Terapia Intensiva.
Considerando o entendimento de WATSON, no que se refere ao cuidado, pode-se afirmar que existem dois tipos de cuidado: o instrumental e o expressivo. E a partir desta análise, pode-se concluir que quando se trata de um cliente agitado, o cuidado expressivo, e portanto, o dito não-físico, constitui a essência do cuidar, visto que a cliente em questão, através da comunicação verbal e não-verbal por mim utilizada, caracterizava-me como um anjo de branco vindo para salvar vidas.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.