Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 35 - Volumes 3 e 4 >>>> Poster - As Emoções e o Ambiente Hospitalar
Souza A. F., Almeida B.
Porto F.
INTRODUÇÃO: Estudo de abordagem qualitativa que surgiu da necessidade de observar as atividades práticas do cuidar em enfermagem em uma comunhão teórica prática.
OBJETIVO: Identificar as expectativas emocionais dos acadêmicos de enfermagem ao entrarem no ambiente hospitalar pela primeira vez. Analisar as expectativas emocionais.
METODOLOGIA: Descritiva, teve como instrumento de pesquisa um questionário aplicado em vinte discentes de enfermagem, do quarto período de graduação, antes de entrarem em campo hospitalar para atividades práticas, pela primeira vez academicamente.
RESULTADOS: Os resultados apontaram para as reações emocionais de maior relevância como a ansiedade e o medo. Os efeitos da ansiedade e do medo na aprendizagem provocam bloqueio de memória, vários estudantes dizem que se sentem bloqueados ou engasgam em testes que não são capazes de recuperar informações que conhecem.
CONCLUSÃO: Considerando que as emoções sentidas pelos acadêmicos se dão em função das expectativas criadas em torno do acontecimento da ida para o campo prático, bem como pelo prolongado período destinado aos conteúdos teóricos. As expectativas emocionais que reside no fato da responsabilidade na futura atuação prática profissional.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.