Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site Profissionais de Saúde

Profissionais de Saúde:Área exclusivamente destinada aos Profissionais da área de Saúde. Informações técnicas, área não recomendada para o público leigo.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial

 

Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 35 - Volumes 3 e 4 >>>> Tema Oral - Herpes gestacional

TEMA ORAL N.º10

10 - HERPES GESTACIONAL

Gonçalves, M. C. F., Nakata T. S., Costa, A. G., Pereira, S. M. S., Rutowitsch, M. S.

  • Serviço de Dermatologia – H.S.E.M.S. - R.J.,

Herpes Gestacional, também chamado de Penfigóide Gestacional é uma dermatose auto-imune, rara (1/50.000 - parturientes), polimorfa, intensamente pruriginosa, associada à gravidez ao pós-parto imediato e ao cariocarcinoma.

I.L.M., 34 anos, branca, dona de casa, procedente de Macaé/RJ, apresentou na 24ª semana de gestação, erupção pruriginosa, caracterizada por pápulas, placas, vesículas, escoriações e crostas localizadas, de início, na região periumbilical, com envolvimento subseqüente de toda a parede abdominal, regiões peitoral, dorsal, palmo-plantares e faces internas dos membros superiores e coxas, poupando face, couro cabeludo e mucosas.

O exame histopatológico evidenciou bolha subepidérmica com infiltrado linfocitário rico em eosinófilos. A imunofluorescência direta mostrou a presença de depósitos lineares de C3 e IgG na zona da membrana basal. O tratamento proposto consistiu na administração de Prednisona 0,5 mg/kg/dia.

A paciente evoluiu com parto cesáreo prematuro e exacerbação das lesões no pós-parto imediato. O recém nato, pequeno para a idade gestacional não apresenta lesões de pele. O Herpes Gestacional pode ocorrer em qualquer período da gravidez sendo mais freqüente durante o segundo semestre. O prognóstico é bom para a mãe e controverso para o recém-nato em relação ao baixo peso e prematuridade. A evolução é favorável com possibilidade de reaparecimento do quadro no período menstrual, com uso de contraceptivos orais e até em novas gestações. Motivo da apresentação: raridade do caso e exuberância clínica.

Links relacionados nas outras áreas do site:

O Paciente / Cidadão

O Serviço de Dermatologia do H.F.S.E.. têm ampla experiência em casos raros de patologias dermatológicas.

Note que as informações aqui disponibilizadas são de caráter complementar, não substituindo, em hipótese alguma, as visitas regulares ao médico ! Evite a auto-medicação, consulte, sempre, um profissional devidamente capacitado !
H.F.S.E. - (Hospital Federal dos Servidores do Estado)

Hospital do Ministério da Saúde, localizado na cidade do Rio de Janeiro, mantido pelo Governo Federal


Rua Sacadura Cabral , 178 - CEP.:20221-903 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (0XX) (21) 2291 3131 e Fax: (0XX) (21) 2516 1539


Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.