Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 35 - Volumes 3 e 4 >>>> Tema Oral - Pseudoxantoma Elástico
Nakata,T.S., Gonçalves, M.C.F., Garcia, G. H., Lobo, L.M., Braga, M.P.C.
O Pseudoxantoma elástico perfurante periumbilical é uma desordem rara, adquirida, descrita por Lund e Gilbert em 1976. Ocorre predominantemente em mulheres negras, obesas, multíparas e de meia idade, como placa periumbilical. Caracteriza-se histolgicamente pela calcificação e extrusão das fibras elásticas alteradas através da epiderme.
Apresentamos o caso de uma paciente feminina, 56 anos, parda, que relata surgimento há 10 anos na região supra-umbilical de uma mácula acastanhada, com prurido moderado, evoluindo com crescimento progressivo e aparecimento de pápulas eritêmato-acastanhada, com eliminação de material pastoso. O exame físico e os exames complementares não revelaram qualquer alteração. Negava quadro semelhante na família. Multípara com 4 cesarianas, obesa (IMC > 30). Confirmado o diagnóstico através do quadro clínico e histopatológico, foi iniciado o tratamento com vitamina E oral e retinóide tópico com evolução satisfatória. Motivo da apresentação: raridade do caso.
O Serviço de Dermatologia do H.F.S.E.. têm ampla experiência em casos raros de patologias dermatológicas.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.