Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site Profissionais de Saúde

Profissionais de Saúde:Área exclusivamente destinada aos Profissionais da área de Saúde. Informações técnicas, área não recomendada para o público leigo.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial

 

Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 35 - Volumes 3 e 4 >>>> Tema Oral - Sarcoidose Cutânea

TEMA ORAL N.º 13

13 - SARCOIDOSE CUTÂNEA: RELATO DE CASO

Lobo, L.M., Donadussi, M., Nakata, T.S., Gonçalves, M.C.F., Caldana, G.

  • Serviço de Dermatologia – H.S.E.M.S. - R.J.,

Sarcoidose é uma doença inflamatória sistêmica, rara em nosso meio, de etiologia desconhecida, que acomete pele e outros órgãos como pulmões, linfonodos, olhos, baço, fígado e ossos. Divide-se em forma aguda, que se manifesta na pele principalmente como eritema nodoso, e a forma crônica, que apresenta lesões cutâneas em 25% dos casos, além do acometimento sistêmico.

Paciente 54 anos, feminina, casada, parda, residente no Rio de Janeiro, evoluiu há 2 meses com pápulas eritêmato acastanhadas, firmes, tamanho variando de 0,3 à 0,5 cm maior diâmetro, isoladas, inicialmente na superfície extensora de antebraço direito e que posteriormente disseminou para braço direito, dorso e região infra-clavicular esquerda, com prurido associado. Diabética há 18 anos em insulinoterapia, hipertensa em uso de I-ECA, portadora de anemia micro angiopática e insuficiência renal crônica controlada com tratamento conservador não dialítico.

Não apresentava queixas de dispnéia ou qualquer outra queixa sistêmica. Radiografia de tórax normal, e em acompanhamento na pneumologia, aguardando realização de Tomografia de tórax. Encontrada na ultra-sonografia imagem sugestiva de granuloma no baço, sem significado clínico importante. Confirmado o diagnóstico da lesão cutânea através de biópsia. Aproximadamente 40 dias após, a paciente retornou com regressão completa das lesões o que não é raro no caso de lesões papulares. Motivo da apresentação: raridade da doença no Brasil.

Links relacionados nas outras áreas do site:

O Paciente / Cidadão

O Serviço de Dermatologia do H.F.S.E.. têm ampla experiência em casos raros de patologias dermatológicas.

Note que as informações aqui disponibilizadas são de caráter complementar, não substituindo, em hipótese alguma, as visitas regulares ao médico ! Evite a auto-medicação, consulte, sempre, um profissional devidamente capacitado !
H.F.S.E. - (Hospital Federal dos Servidores do Estado)

Hospital do Ministério da Saúde, localizado na cidade do Rio de Janeiro, mantido pelo Governo Federal


Rua Sacadura Cabral , 178 - CEP.:20221-903 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (0XX) (21) 2291 3131 e Fax: (0XX) (21) 2516 1539


Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.