Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 35 - Volumes 3 e 4 >>>> Tema Oral - Sarcoidose Cutânea
Lobo, L.M., Donadussi, M., Nakata, T.S., Gonçalves, M.C.F., Caldana, G.
Sarcoidose é uma doença inflamatória sistêmica, rara em nosso meio, de etiologia desconhecida, que acomete pele e outros órgãos como pulmões, linfonodos, olhos, baço, fígado e ossos. Divide-se em forma aguda, que se manifesta na pele principalmente como eritema nodoso, e a forma crônica, que apresenta lesões cutâneas em 25% dos casos, além do acometimento sistêmico.
Paciente 54 anos, feminina, casada, parda, residente no Rio de Janeiro, evoluiu há 2 meses com pápulas eritêmato acastanhadas, firmes, tamanho variando de 0,3 à 0,5 cm maior diâmetro, isoladas, inicialmente na superfície extensora de antebraço direito e que posteriormente disseminou para braço direito, dorso e região infra-clavicular esquerda, com prurido associado. Diabética há 18 anos em insulinoterapia, hipertensa em uso de I-ECA, portadora de anemia micro angiopática e insuficiência renal crônica controlada com tratamento conservador não dialítico.
Não apresentava queixas de dispnéia ou qualquer outra queixa sistêmica. Radiografia de tórax normal, e em acompanhamento na pneumologia, aguardando realização de Tomografia de tórax. Encontrada na ultra-sonografia imagem sugestiva de granuloma no baço, sem significado clínico importante. Confirmado o diagnóstico da lesão cutânea através de biópsia. Aproximadamente 40 dias após, a paciente retornou com regressão completa das lesões o que não é raro no caso de lesões papulares. Motivo da apresentação: raridade da doença no Brasil.
O Serviço de Dermatologia do H.F.S.E.. têm ampla experiência em casos raros de patologias dermatológicas.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.