Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 35 - Volumes 3 e 4 >>>>Tema Oral - Endocardite Infecciosa com Embolia
PimenteL, R C; Ribeiro, A P.
Paciente de 30 anos, sexo masculino, pintor ,casado; há aproximadamente 3 meses queixando-se de febre noturna, sudorese, poliartralgia migratória e emagrecimento de aproximadamente 18 Kg. Ao exame físico, apresentava-se hipocorado, acianótico, anictérico, febril, presença de sopro de insuficiência aórtica severa e sopro de insuficiência mitral. Colhidos 3 amostras de hemoculturas, que identificaram Streptococcus viridans. O mesmo foi internado na Clínica Médica, e apresentou episódio de paralisia facial central, com confusão mental, e posteriormente quadro de precordialgia acompanhado de sudorese, com alterações eletrocardiográficas e curva enzimática positiva, sendo o mesmo transferido para Unidade Coronariana.
Iniciado tratamento clínico, com antibioticoterapia conforme sensibilidade do antibiograma.. Solicitada tomografia de crânio , que mostrou imagem hipodensa subcortical no córtex cerebral sugestiva de processo embólico. O paciente foi transferido para cirurgia cardíaca, com o diagnóstico de endocardite infecciosa, com embolização para artéria coronária e cerebral, e não responsivo a tratamento clínico.
Pós-operatório imediato evoluiu com insuficiência renal aguda e discrasia sanguínea. Foi submetido à toracotomia de urgência, devido a presença de aneurisma micótico em aorta torácica, evoluindo a choque hipovolêmico e óbito.
O tratamento da endocardite infecciosa requer diagnóstico precoce
assim como identificação do germe e instituição
terapêutica, o mais breve possível, para evitar complicações
cardiológicas e sistêmicas que pioram o prognóstico
e aumentam a mortalidade.
O Hospital
Conheça também a localização,
ramal e estrutura administrativa do Serviço de Cirurgia Geral 2
O Serviço de Psicologia do Hospital dos Servidores do Estado, tem sua atuação particularmete focada na psicologia clínica.