Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 35 - Volumes 3 e 4 >>>> Tema Oral - Avaliação Funcional da Dor Lombar Crônica
Luciano Moraes Brasil
A dor lombar crônica é uma condição de grande importância na prática médica, seja pelo aspecto patológico, econômico ou social, tendo etiologia multifatorial com destaque para a fadiga da musculatura do tronco.
O autor aplicou, em 80 indivíduos sendo 40 pacientes com dor lombar crônica e 40 saudáveis, testes funcionais que avaliam a resistência da musculatura flexora e extensora da coluna tóraco-lombar propostos por Toshikazu et al., e compara os resultados entre os grupos e em relação ao sexo, idade, índice de massa corporal e tempo de resistência muscular.
Observamos valores médios, nos testes flexores, de 70 segundos em indivíduos saudáveis e 52 segundos em pacientes com dor lombar crônica. E de 87 segundos em indivíduos saudáveis e 55 segundos em pacientes com dor lombar crônica, nos testes dos extensores.
Evidenciamos o predomínio da dor lombar em mulheres em relação aos homens tanto nos testes para os flexores como dos extensores e a relação proporcional entre a incidência de dor lombar e o aumento do índice de massa corporal.
Concluindo a aplicabilidade do teste, a menor resistência em pacientes com lombalgia crônica e sua relação com a obesidade.
O Serviço de Ortopedia do H.F.S.E.. possui diversos médicos, clínicos e cirurgiões de nível internacional.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.