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TEMA ORAL N.º 26

26 - ATENDIMENTO ESCOLAR À CRIANÇA HOSPITALIZADA

Deise Souza de Ávila

  • Acadêmica bolsista do Departamento de Enfermagem Médico–Cirúrgica da EEAP- UNIRIO
  • Acadêmica de Enfermagem da EEAP–UNIRIO.

As Classes Hospitalares estão vinculadas às escolas da Rede Pública Municipal de Ensino para efeito de regulamentação da vida escolar dos alunos. No caso, a CH-HSE é considerada anexa da Escola Municipal Vicente Licínio Cardoso (RES SME 392/90)

A Secretaria de Educação Especial do MEC reconhece a Classe Hospitalar como sendo uma das modalidades de "atendimento educacional às crianças e jovens (internados) que necessitem de educação especial e que estejam em tratamento hospitalar." (MEC/SEESP, 1994, p. 20).

A Classe Hospitalar do Hospital dos Servidores do Estado iniciou seus trabalhos através de um convênio firmado entre este hospital e a Secretaria Municipal do Rio de Janeiro no início do ano letivo de 2000, quando já contava com duas professoras designadas pela própria Secretaria de Educação para o desenvolvimento das atividades educacionais. O objetivo principal do trabalho da Classe Hospitalar é "assegurar a manutenção dos vínculos escolares e devolver a criança para sua escola de origem com a certeza de que ela poderá se reintegrar ao currículo e aos colegas, sem prejuízo devido ao afastamento temporário." (Ceccin e Fonseca, 1999, p. 31).

Além da questão da escolaridade, a CH promove a ressignificação do conceito de escola, na medida em que oferece um modo mais prazeroso e significativo de aprender. No HSE, todas as crianças e adolescentes de 4 a 14 anos que estão internadas têm garantido o seu direito de ir para a escola, independente do tempo de internação. Nos casos de curta permanência, a Classe Hospitalar procura identificar e atender, de acordo com a idade e a série, às necessidades educativas que a criança venha a apresentar.

Quanto aos internos de longa permanência, é solicitado aos responsáveis que tragam para o hospital os livros e cadernos escolares utilizados pela criança ou adolescente em sua escola regular. Com isso, pretende-se dar continuidade ao que já é desenvolvido na escola de origem. Assim, ao retornar para a escola, o aluno não apresentará tanta defasagem, em termos de conteúdo, em relação aos colegas. A criança ou adolescente hospitalizado que não estiver matriculado numa escola e apresentar freqüência superior ou igual a 30 dias será matriculado na escola de referência.

Quanto às crianças ou adolescentes que estiverem matriculados em alguma escola, estas, após a alta, recebem Relatório de Acompanhamento Individual e um Certificado de Freqüência à classe.

A Classe Hospitalar atua em dois tipos de atendimento: Atendimento no leito, para internos que estão no isolamento ou com dificuldade de locomoção devida ao uso de hidratação venosa (soro), quimioterapia etc, e atendimento em grupo, para internos que não apresentam nenhuma dificuldade de locomoção ou isolamento. A importância da divulgação do trabalho realizado pela CH HSE é no sentido de promover maior conscientização da necessidade de oferecer às crianças e adolescentes um futuro melhor.

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