Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 35 - Volumes 3 e 4 >>>> Tema Oral - Púrpura de Henoch Schönlein
Simões, M.M., Costa, A.G., Paiva, Y.M., Pereira, S.M.S., Rutowitsch, M.
A púrpura de Henoch Schönlein é uma vasculite sistêmica de pequenos vasos cuja etiologia é desconhecida. Caracterizada por lesões púrpuras palpáveis, freqüentemente observadas nos membros inferiores e nádegas e associada ao comprometimento gastrointestinal, articular e renal.
Na histopatologia se observa vasculite leucocitoclástica dos vasos sanguíneos superficiais e através de imunoflorescência direta encontra-se IgA de padrão granular perivascular na pele. A faixa etária mais acometida é de crianças de 2-5 anos, podendo ocorrer no adulto.
Os autores relatam um caso de paciente masculino, 24 anos, apresentando há 8 dias, nos MMII, nádegas e língua lesões púrpuras palpáveis e na face anterior das pernas bolhas de conteúdo hemorrágico e petéquias palmoplantar. Evoluiu, 4 dias após, com dor abdominal intensa, artralgia e dor lombar em surtos. Negava uso de drogas e sintomas sugestivo de infecção.
Exames complementares normais. Rotina de abdômen agudo apresentando dilatação de alças do delgado e presença de alça sentinela em epigástrio e FIE. Duas horas após nova rotina de abdômen agudo com melhora do quadro. Endoscopia digestiva alta, teste de urease positivo. Exame histopatológico e imunoflorescência direta compatível com Púrpura de Henoch Schöelein.
Medicado com prednisona (VO 60 mg/dia), hidratatação e medicação de suporte, tratamento para H. Pylori. O motivo da apresentação é a exuberância clínica e a faixa etária incomum.
O Serviço de Dermatologia do H.F.S.E.. têm ampla experiência em casos raros de patologias dermatológicas.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.