Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site Profissionais de Saúde

Profissionais de Saúde:Área exclusivamente destinada aos Profissionais da área de Saúde. Informações técnicas, área não recomendada para o público leigo.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial

 

Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 35 - Volumes 3 e 4 >>>> Tema Oral - Púrpura de Henoch Schönlein

TEMA ORAL N.º 7

07 - PÚRPURA DE HENOCH SCHÖNLEIN

Simões, M.M., Costa, A.G., Paiva, Y.M., Pereira, S.M.S., Rutowitsch, M.

  • Serviço de Dermatologia – H.S.E.M.S. - R.J.,

A púrpura de Henoch Schönlein é uma vasculite sistêmica de pequenos vasos cuja etiologia é desconhecida. Caracterizada por lesões púrpuras palpáveis, freqüentemente observadas nos membros inferiores e nádegas e associada ao comprometimento gastrointestinal, articular e renal.

Na histopatologia se observa vasculite leucocitoclástica dos vasos sanguíneos superficiais e através de imunoflorescência direta encontra-se IgA de padrão granular perivascular na pele. A faixa etária mais acometida é de crianças de 2-5 anos, podendo ocorrer no adulto.

Os autores relatam um caso de paciente masculino, 24 anos, apresentando há 8 dias, nos MMII, nádegas e língua lesões púrpuras palpáveis e na face anterior das pernas bolhas de conteúdo hemorrágico e petéquias palmoplantar. Evoluiu, 4 dias após, com dor abdominal intensa, artralgia e dor lombar em surtos. Negava uso de drogas e sintomas sugestivo de infecção.

Exames complementares normais. Rotina de abdômen agudo apresentando dilatação de alças do delgado e presença de alça sentinela em epigástrio e FIE. Duas horas após nova rotina de abdômen agudo com melhora do quadro. Endoscopia digestiva alta, teste de urease positivo. Exame histopatológico e imunoflorescência direta compatível com Púrpura de Henoch Schöelein.

Medicado com prednisona (VO 60 mg/dia), hidratatação e medicação de suporte, tratamento para H. Pylori. O motivo da apresentação é a exuberância clínica e a faixa etária incomum.

Links relacionados nas outras áreas do site:

O Paciente / Cidadão

O Serviço de Dermatologia do H.F.S.E.. têm ampla experiência em casos raros de patologias dermatológicas.

Note que as informações aqui disponibilizadas são de caráter complementar, não substituindo, em hipótese alguma, as visitas regulares ao médico ! Evite a auto-medicação, consulte, sempre, um profissional devidamente capacitado !
H.F.S.E. - (Hospital Federal dos Servidores do Estado)

Hospital do Ministério da Saúde, localizado na cidade do Rio de Janeiro, mantido pelo Governo Federal


Rua Sacadura Cabral , 178 - CEP.:20221-903 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (0XX) (21) 2291 3131 e Fax: (0XX) (21) 2516 1539


Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.