Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site Profissionais de Saúde

Profissionais de Saúde:Área exclusivamente destinada aos Profissionais da área de Saúde. Informações técnicas, área não recomendada para o público leigo.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial

 

Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 35 - Volumes 3 e 4 >>>> Tema Oral - Esporotricose disseminada

TEMA ORAL N.º 8

08 - ESPOROTRICOSE DISSEMINADA

Osanan, I. C.; Costa, A. G.; Caldana G.; Menezes, J. A.; Rutowitsch, M. S.

  • Serviço de Dermatologia – H.S.E.M.S. - R.J.,

A esporotricose é uma micose profunda de áreas temperadas e tropicais. Apresenta evolução subaguda ou crônica. Seu agente é o Sporothrix schenckii. É introduzido por inoculação direta na pele ou por mucosas.

O diagnóstico pode ser obtido pelo exame direto; cultura em meio Sabouraud; O exame histopatológico apresenta granuloma histiocitário epitelióide e plasmocitário ao redor. Pode ser dividido de acordo com a forma clínica em forma cutânea (linfática; localizada e disseminada) ou forma extracutânea.

A forma cutânea disseminada é uma forma rara, caracterizada por lesões nodulares ou gomosas disseminadas que podem ulcerar. Resulta de disseminação hematogênica do parasita geralmente associada a queda da imunidade.

O tratamento de escolha para as formas sistêmicas é o itraconazol, por 4-6 meses. Os autores apresentam um caso de uma paciente, 63 anos, feminino que, há 6 meses observou o aparecimento, no membro superior esquerdo, de pápula dolorosa que evoluiu para pústula, ulceração e disseminação das lesões. No exame presença de mucosas hipocoradas, pápulas, úlceras de bordos elevados e secreção sero-sangüinolenta no fundo da lesão, crostas e máculas hipercrômicas residuais. Úlcera no palato. Queilite angular. Na histopatologia presença de granuloma histiocitário e plasmocitário. Crescimento de Sporothrix schenckii na cultura para fungo, anemia ferropriva com hemoglobina: 8,1 g% e ferro sérico: 17, monocitose, linfopenia, trombocitose. Tratamento: Itraconazol 200mg 2 vezes/dia.

O motivo da apresentação é a raridade do caso e sua exuberância clínica.

Links relacionados nas outras áreas do site:

O Paciente / Cidadão

O Serviço de Dermatologia do H.F.S.E.. têm ampla experiência em casos raros de patologias dermatológicas.

Note que as informações aqui disponibilizadas são de caráter complementar, não substituindo, em hipótese alguma, as visitas regulares ao médico ! Evite a auto-medicação, consulte, sempre, um profissional devidamente capacitado !
H.F.S.E. - (Hospital Federal dos Servidores do Estado)

Hospital do Ministério da Saúde, localizado na cidade do Rio de Janeiro, mantido pelo Governo Federal


Rua Sacadura Cabral , 178 - CEP.:20221-903 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (0XX) (21) 2291 3131 e Fax: (0XX) (21) 2516 1539


Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.