Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 35 - Volumes 3 e 4 >>>> Tema Oral - Esporotricose disseminada
Osanan, I. C.; Costa, A. G.; Caldana G.; Menezes, J. A.; Rutowitsch, M. S.
A esporotricose é uma micose profunda de áreas temperadas e tropicais. Apresenta evolução subaguda ou crônica. Seu agente é o Sporothrix schenckii. É introduzido por inoculação direta na pele ou por mucosas.
O diagnóstico pode ser obtido pelo exame direto; cultura em meio Sabouraud; O exame histopatológico apresenta granuloma histiocitário epitelióide e plasmocitário ao redor. Pode ser dividido de acordo com a forma clínica em forma cutânea (linfática; localizada e disseminada) ou forma extracutânea.
A forma cutânea disseminada é uma forma rara, caracterizada por lesões nodulares ou gomosas disseminadas que podem ulcerar. Resulta de disseminação hematogênica do parasita geralmente associada a queda da imunidade.
O tratamento de escolha para as formas sistêmicas é o itraconazol, por 4-6 meses. Os autores apresentam um caso de uma paciente, 63 anos, feminino que, há 6 meses observou o aparecimento, no membro superior esquerdo, de pápula dolorosa que evoluiu para pústula, ulceração e disseminação das lesões. No exame presença de mucosas hipocoradas, pápulas, úlceras de bordos elevados e secreção sero-sangüinolenta no fundo da lesão, crostas e máculas hipercrômicas residuais. Úlcera no palato. Queilite angular. Na histopatologia presença de granuloma histiocitário e plasmocitário. Crescimento de Sporothrix schenckii na cultura para fungo, anemia ferropriva com hemoglobina: 8,1 g% e ferro sérico: 17, monocitose, linfopenia, trombocitose. Tratamento: Itraconazol 200mg 2 vezes/dia.
O motivo da apresentação é a raridade do caso e sua exuberância clínica.
O Serviço de Dermatologia do H.F.S.E.. têm ampla experiência em casos raros de patologias dermatológicas.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.