Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site Profissionais de Saúde

Profissionais de Saúde:Área exclusivamente destinada aos Profissionais da área de Saúde. Informações técnicas, área não recomendada para o público leigo.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial

 

Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 35 - Volumes 3 e 4 >>>> Tema Oral - Granuloma de corpo estranho

TEMA ORAL N.º 9

09 - GRANULOMA DE CORPO ESTRANHO POR INFILTRAÇÃO DE SILICONE

Donadussi M., Osanan I. C., Queiróz D. C., Rutowitsch M. S., Felix, P. A. O.

  • Serviço de Dermatologia – H.S.E.M.S. - R.J.,

No início do século passado óleo mineral, parafina, óleos similares e ceras já eram implantados para a correção de defeitos estéticos. Mais recentemente outros substitutos incluindo colágeno bovino, silicone fluído, gordura autóloga estão em uso corrente em graus variados. O silicone injetável tem sido usado desde a década de 60 com bons resultados, e suas complicações geralmente estão relacionadas com o uso de substâncias impuras e de técnica inapropriada.

Os autores descrevem o caso de um paciente de 25 anos, masculino, técnico de enfermagem. Relata que há 5 dias fez auto-infiltração de silicone líquido, de uso capilar, na região do dorso nasal e glabelar, com o intuito de corrigir pequena depressão no local. Horas após a infiltração, apresentou sinais inflamatórios e procurou auxílio médico, sendo prescrito amoxacilina e diclofenaco.

Após 5 dias de tratamento houve agravamento do quadro. Procurou o nosso serviço, quando foi internado. No exame dermatológico do dorso nasal, glabela e região periorbitária apresentava eritema e edema, com ponto central, com eliminação de secreção seropurulenta. Foram solicitados exames laboratoriais, swab da secreção e biópsia da lesão, em seguida foi instituído o tratamento com oxacilina e prednisona 60 mg/d.

Os resultados dos exames estavam dentro da normalidade, na cultura não houve crescimento de microorganismos, e a biópsia evidenciou granuloma tipo corpo estranho. O paciente permaneceu internado 8 dias. No momento da alta apresentava regressão completa do quadro. Destacamos a apresentação deste caso, visto que o procedimento foi realizado por auto-recreação com produto exclusivo para uso capilar, o que justifica a grande intensidade da inflamação.

Links relacionados nas outras áreas do site:

O Paciente / Cidadão

O Serviço de Dermatologia do H.F.S.E.. têm ampla experiência em casos raros de patologias dermatológicas.

Note que as informações aqui disponibilizadas são de caráter complementar, não substituindo, em hipótese alguma, as visitas regulares ao médico ! Evite a auto-medicação, consulte, sempre, um profissional devidamente capacitado !
H.F.S.E. - (Hospital Federal dos Servidores do Estado)

Hospital do Ministério da Saúde, localizado na cidade do Rio de Janeiro, mantido pelo Governo Federal


Rua Sacadura Cabral , 178 - CEP.:20221-903 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (0XX) (21) 2291 3131 e Fax: (0XX) (21) 2516 1539


Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.