Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 36 - Volume 1 - Janeiro a Março de 2002 >>>> Editorial - Nas monografias dos Médicos Residentes do H.S.E., a experiência colocada em prática
É com grande prazer que nossa revista divulga neste número as monografias escritas pelos médicos residentes do Hospital dos Servidores do Estado quando da conclusão de suas respectivas Residências nas várias especialidades. Publicamos na íntegra os três trabalhos considerados pela comissão avaliadora como os melhores e a relação de todos os outros, que se encontram à disposição para consulta no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento.
Tivemos imenso orgulho em constatar a alta qualidade dos textos. A Revista Médica foi lançada em 1949 por Aloysio de Salles Fonseca, J. V. Colares, Octávio Vaz, Oscar Ferreira Júnior, Paulo Barros e W. Gentile de Melo como publicação científica regular do H.S.E.. Agora, após um longo período de ausência, ressurgiu em 1999, na administração Aloysio de Salles Fonseca, continuando a exprimir e a documentar o esforço da casa em assegurar sua presença no meio médico hospitalar do país.
A história do Programa de Residência Médica do Hospital dos Servidores do Estado praticamente se mistura com a fundação do hospital. hoje gerações de antigos médicos-residentes desta casa encontram-se em quase todos os pontos do país, ocupando cargos e posições de renome e prestígio.
Esta relação de "ensino-aprendizado", esta troca entre jovens médicos recém formados e o corpo clínico do hospital é o que torna o Hospital dos Servidores do Estado tão especial. Ao ler as monografias, permiti-me voltar ao tempo, há mais de vinte anos, quando iniciara minha vida profissional, apresentando-me neste Centro de Estudos e Aperfeiçoamento, como médico-residente do 1º ano de Clínica Médica. Consigo relembrar todas as expectativas e ansiedades que me envolviam naquele momento.
Dentro deste processo de aperfeiçoamento, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento realizou em Dezembro de 2001 evento de fundamental importância: o seminário sobre "O processo avaliativo na formação do profissional de saúde". Questões como: ensino nas instituições de saúde prioritariamente assistenciais, relação médico-paciente no contexto docente assistencial, políticas de formação versus processo avaliativo, residência médica, entre outras, foram abordadas e discutidas por profissionais de casa, representantes do Ministério da Saúde, das entidades representativas de classe, Escolas Médicas e de Enfermagem (públicas e privadas), Escola Nacional de Saúde Pública, enfim por todos os envolvidos na formação das novas gerações de profissionais da área.
Sentimo-nos gratificados ver formar mais uma turma de médicos-residentes; a todos vocês que hoje encerram uma etapa de vida profissional, desejamos sucesso !
Luis Fernando Ferreira Júnior
A Divisão de Ensino e Pesquisa do H.F.S.E.. dispõe de vários Cursos e promove, diversos cursos de Aperfeiçoamento . anualmente, diversos eventos como Simpósios, Assembléias, Congressos, etc.
A Divisão de Ensino e Pesquisa do H.F.S.E.. dispõe de vários Cursos e promove, diversos cursos de Aperfeiçoamento . anualmente, diversos eventos como Simpósios, Assembléias, Congressos, etc.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.