Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Volume 36 Número 4 >>>> Tema Oral 10 - Análise dos Acidentes Ocupacionais com Exposição a Fluidos Biológicos No H.S.E., de Janeiro de 1997 a Julho de 2002
Alves, Claudia B. - Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva da U.F.R.J.
Chaves, Sonia M. C. - Comissão de Saúde do Trabalhador (C.S.T.) do H.S.E.
Escosteguy, Claudia C. - Serviço de Epidemiologia do H.S.E.
Coutinho, Flavia A. - Serviço de Epidemiologia do H.S.E.
Este trabalho objetivou descrever os acidentes ocupacionais com fluidos biológicos entre os profissionais do HSE no período de janeiro de 1997 a julho de 2002.
: Foi utilizado - o banco de dados da Comissão de Saúde do Trabalhador - (CST) e analisado no software Epi-Info 6.0.
Foram notificados 940 acidentes de trabalho ocorridos no HSE, dos quais 710 envolveram material biológico, dentre estes 89,4% das exposições foram do tipo percutânea. O maior número de notificações ocorreu entre profissionais de nível médio (30%), entretanto, observou-se um percentual expressivo entre os serventes (13%); nesta categoria, 74,2% dos acidentes ocorreram manipulando lixo. Quanto ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), 47% dos acidentados fizeram uso, e as categorias com maior percentual de uso de EPI foram: odontólogos (88,9%) e auxiliares de rouparia (75%).
A notificação de acidentes no HSE apresentou discreta redução entre 1998 (147) e 2000 (129), voltando a subir em 2001(162), porém entre os serventes observou-se tendência de redução, apontando para a necessidade de intensificar as ações educativas que visem a prevenção, principalmente dos acidentes evitáveis.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.