Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Volume 36 - Número 4 >>>> Tema Oral 22 - Conduta Cirúrgica em 20 Casos de Abscessos Epidurais Raquianos
Pereira, Celestino E. - Serviço de Neurocirurgia do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E. - R.J. - M.S.
Lynch, José Carlos - Serviço de Neurocirurgia do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E. - R.J. - M.S.
Andrade, Ricardo A. de - Serviço de Neurocirurgia do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E. - R.J. - M.S.
Berteli, Juliano - Serviço de Neurocirurgia do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E. - R.J. - M.S.
Analisar os aspectos clínicos, radiológicos e epidemiológicos bem como a conduta cirúrgica em 20 casos de abscessos epidurais espinhais.
: Foram estudados 20 pacientes com abscessos epidurais raquianos coletados entre os anos de 1986 e 1999, sendo 14 homens e 6 mulheres com idade mediana de 50 anos.
Evidenciou-se a associação de patologias e condições clínicas tais como diabetes e infecções, que predispõe ao aparecimento do abscesso. O germe mais freqüentemente envolvido foi o staphilococcus aureus. Dor na coluna vertebral foi o sintoma predominante e fraqueza muscular esteve presente em 14 casos. Dezoito procedimentos cirúrgicos foram realizados nos 20 pacientes. Laminectomia com desbridamento do abscesso seguido de com antibiótico específico, foi o tratamento de escolha.
O laminectomia é o tratamento de escolha. Dezesseis pacientes recuperaram o quadro neurológico e quatro pacientes permaneceram com alguma seqüela. O tratamento clínico foi restrito àqueles que não reuniam condições para o tratamento cirúrgico. Nesta série não ocorreu óbito.
O Serviço de Neurocirurgia dispõe de alguns dos melhores cirurgiões em Neurocirurgia, do Brasil.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.