Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site Profissionais de Saúde

Profissionais de Saúde:Área exclusivamente destinada aos Profissionais da área de Saúde. Informações técnicas, área não recomendada para o público leigo.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial

 

Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Volume 36 - Número 4 >>>> Tema Oral 33 - Diagnóstico Diferencial Entre Doença de Jorge Lobo e Lesões Queloidianas Atípicas - Um Relato de Caso

Tema Oral 33

Diagnóstico Diferencial Entre Doença de Jorge Lobo e Lesões Queloidianas Atípicas - Um Relato de Caso

Leonardo Bravo - Serviço de Cirurgia Plástica e Reparadora do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.

Manoel Javier Almanza Rincón - Serviço de Cirurgia Plástica e Reparadora do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.

Roberto Coelho - Serviço de Cirurgia Plástica e Reparadora do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.

José Humberto Cardoso Resende - Serviço de Cirurgia Plástica e Reparadora do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.

A doença de Jorge Lobo, blasto-micose queloidiforme, micose de Lobo ou lobo-micose são sinônimos que nomeiam uma micose, subcutânea crônica e benigna caracterizada por lesões que, na maioria dos casos, simulam quelóides, sendo dessa forma importante no diagnóstico diferencial principalmente para os cirurgiões plásticos e dermatologistas.

A doença foi inicialmente descrita por Jorge Lobo, em Recife, 1931, em um paciente proveniente da região Amazônica sendo posteriormente encontrada em outros pacientes oriundos da Amazônia. Foi a partir de 1950 foi identificada em outros países fora do Brasil, sendo aqui, no entanto, encontrado o maior número de casos.

o quelóide, entretanto, é uma doença da cicatrização onde o indivíduo produz tecido inflamatório constante, não respeitando os limites da pele sã, tendo predileção por determinadas regiões do corpo.

Esse é um caso de uma lesão queloidiana, oriunda de um trauma térmico, em uma criança de 11 anos, de família humilde, e pouca aceitação social devido às grandes dimensões alcançada pela doença. Apesar de já ter havido uma tentativa prévia de tratamento com ressecção, houve recidiva e piora da lesão, tendo a família desistido do tratamento posteriormente.

Relatamos um caso de uma lesão queloidiana atípica e comparamo-Ia com a doença de Jorge Lobo, mostrando as similaridades e diferenças das duas entidades nosológicas.

Links relacionados nas outras áreas do site:

O Paciente / Cidadão

O Serviço de Cirurgia Cirurgia Plástica NÃO REALIZA CIRURGIAS ESTÉTICAS, SOMENTE CORRETIVAS

Note que as informações aqui disponibilizadas são de caráter complementar, não substituindo, em hipótese alguma, as visitas regulares ao médico ! Evite a auto-medicação, consulte, sempre, um profissional devidamente capacitado !
H.F.S.E. - (Hospital Federal dos Servidores do Estado)

Hospital do Ministério da Saúde, localizado na cidade do Rio de Janeiro, mantido pelo Governo Federal


Rua Sacadura Cabral , 178 - CEP.:20221-903 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (0XX) (21) 2291 3131 e Fax: (0XX) (21) 2516 1539


Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.