Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Volume 36 - Número 4 >>>> Tema Oral 37 - Ressecção de Tumor Benigno no Terço Médio da Face e Reconstrução do Defeito Utilizando Enxerto Autógeno: Cortical Externa de Osso Parietal e Músculo Temporal
Oliveira, Chts. - Serviço de Odontologia e Cirurgia Oro-Maxilo-Facial do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Cortezzi, W. - Serviço de Odontologia e Cirurgia Oro-Maxilo-Facial do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Wellos, A. - Serviço de Odontologia e Cirurgia Oro-Maxilo-Facial do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
Messias, R. F. - Serviço de Odontologia e Cirurgia Oro-Maxilo-Facial do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
O tratamento de lesões tumorais extensas da face representa um grande desafio à Cirurgia Oral e Maxilofacial nos dias atuais, especialmente no que diz respeito à reabilitação estética e funcional pós-cirúrgica dos pacientes submetidos a grandes ablações.
O presente trabalho relata o caso do paciente LLSJ, sexo masculino, 21 anos, natural da Paraíba, portador de displasia fibrosa recidivante em região de maxila e zigoma e soalho da cavidade orbitária do lado direito da face, que foi tratado pelo Serviço de Cirurgia Oral e Maxilofacial / Odontologia do Hospital dos Servidores do Estado.
O objetivo deste trabalho é demonstrar um caso de abordagem de lesão tumoral extensa do terço médio da face bem como apresentar uma técnica alternativa na reconstrução imediata do segmento que sofreu grande ressecção. Neste caso utilizamos cortical externa do osso parietal e retalho pediculado de músculo temporal com o objetivo de restabelecer o contorno e estética facial além de facilitar a reabilitação funcional.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.