Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site Profissionais de Saúde

Profissionais de Saúde:Área exclusivamente destinada aos Profissionais da área de Saúde. Informações técnicas, área não recomendada para o público leigo.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial

 

Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Volume 36 - Número 4 >>>> Tema Oral 38 - Comissão de Revisão de Prontuários: Estudo-piloto

Tema Oral 38

Comissão de Revisão de Prontuários: Estudo-piloto

Penna, M.; Daize Mary Dunstan de Freitas; Ana Lúcia Martins Figueiredo; Claudia Caminha Escosteguy; Claudio Fernando C. Souza; Ema Maria da Silva Ferreira; INês; Viegas; Magda Esteves Albrecht; Maria José Leite Gomes, Mário Farah; regina Maria Albaine F. costa; Sumaya de Neves moura Leite, Wilson de Souza Amaral - Comissão de Revisão de Prontuários do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.

Laurindo, D. - Graduando de Medicina da universidade Estácio de Sá - R.J.

O presente trabalho relata o estudo-piloto da Comissão de Revisão de Prontuários (CRP) do HSE. Segundo Resolução CREMERJ 41/92, um dos objetivos da CRP é avaliar a qualidade do registro da assistência prestada; por extensão, fornecer instrum~ntos à gerência e às equipes para avaliação e auto-avaliação através da detecção de eventos que possam indicar a necessidade de rever processos de trabalho e rotinas assistenciais.

Este estudo refere-se à avaliação de 93 internações ocorridas no 10 semestre de 2002, selecionadas de forma não probabilística a partir de altas cujos prontuários estavam disponíveis no Serviço de Documentação e Estatística Médica, para ajuste do instrumento de coleta de dados da CRP.

Este instrumento foi desenvolvido a partir do instrumento da Comissão de Revisão de Óbitos (CRO) do HSE, no programa EPI-INFO 6.04. O banco de dados e os critérios de preenchimento são compatíveis com o da CRO, na perspectiva de análises conjuntas pelas duas comissões.

Resultados e discussão: anamnese adequada-45,2% dos casos; exame físico adequado-55,9%; exames complementares adequados-71 %; evolução adequada59,1 %. Eventos Sentinelas ocorreram em 62.4% dos casos. Embora a amostra ainda não seja representativa do conjunto dos serviços, algumas tendências foram observadas: a qualidade da informação registrada pelos serviços de atenção à saúde materno-infantil foi melhor do que a dos clínicos, por sua vez sua vez melhor do que a dos cirúrgicos em geral.

Note que as informações aqui disponibilizadas são de caráter complementar, não substituindo, em hipótese alguma, as visitas regulares ao médico ! Evite a auto-medicação, consulte, sempre, um profissional devidamente capacitado !
H.F.S.E. - (Hospital Federal dos Servidores do Estado)

Hospital do Ministério da Saúde, localizado na cidade do Rio de Janeiro, mantido pelo Governo Federal


Rua Sacadura Cabral , 178 - CEP.:20221-903 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (0XX) (21) 2291 3131 e Fax: (0XX) (21) 2516 1539


Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.