Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Volume 36 - N&uacue;mero 4 >>>> Tema Oral 6 - Pulando de Alegria: A Representação da Equipe de Enfermagem Sobre o Trabalho dos Doutores da Alegria com Pré-escolares Hospitalizados
Silva, Jeane Souto de Oliveira - Orientadora Acadêmica do 9.º período do curso de Graduação em Enfermagem da EEAP/ UNIRIO, estagiária na clínica médica do HSE RJ MS..
Souza, Sônia Regina - Mestre em Enfermagem e Professora do Curso de graduação em Enfermagem da EEAP/UNIRO. Acompanha os acadêmicos em estágio na Clinica médica do HSE.
Estudo que tem por objetivo conhecer a representação da equipe de enfermagem acerca da terapia de arte clown praticada pelos Doutores da Alegria nas enfermarias pediátricas; Identificar a partir das representações da equipe de enfermagem, a influência desta terapia no cuidado de enfermagem.
Possui natureza qualitativa utilizando como referencial teórico a Teoria do Cuidado Transcendental de Jean Watson, análise a luz abordagem metodológica das representações sociais. A coleta das informações foi realizada em um hospital pediátrico do Município do Rio de Janeiro, através de produções pictóricas e entrevistas gravadas e transcritas.
Os resultados apontam três categorias analíticas: Pulando de Alegria, que fala de forma como o sujeito representa a si mesmo após a passagem dos Doutores da Alegria pelo seu ambiente de trabalho. Uma Festa do Ambiente, que mostra a representação dos sujeitos a respeito do ambiente após a passagem do grupo pelo seu ambiente de trabalho.E Aproveitando as Brincadeiras Para Cuidar, que trata da representação do sujeito a respeito do seu cuidado de enfermagem após a passagem do grupo.
Estas categorias apontam a presença o grupo e seu trabalho como elementos transformadores do ambiente e influentes na equipe de enfermagem e no cuidado prestado aos pré-escolares hospitalizados.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.