Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site Profissionais de Saúde

Profissionais de Saúde:Área exclusivamente destinada aos Profissionais da área de Saúde. Informações técnicas, área não recomendada para o público leigo.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial

 

Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Volume 36 - Número 4 >>>> Poster 39 - Alterações Microcirculatórias em Mesentério de ratos Durante Administração Central de Agentes Simpáticomoduladores

Poster 39

Alterações Microcirculatórias em Mesentério de ratos Durante Administração Central de Agentes Simpáticomoduladores

Estato, V.; Arrowsmith-Cook, D. M.; Pretti, R.; Tibiriçá, E.; Gonzalez, A. P. - Laboratório de Farmacologia neuro-Cardiovascular, I.O.C. / FIOCRUZ - R.J. Apoio: FAPERJ - (Graduandos de medicina da Universidade Estácio de Sá)

OBJETIVO:

Este modelo foi criado para investigar as alterações micro-circulatórias (in vivo) em mesentério de ratos, induzidas pela administração intracisternal de clonidina.

MÉTODOS E RESULTADOS:

Foram utilizados ratos Wistar (200-250g). Após anestesia inalatória por halotano, foi dissecada a veia jugular para infusão contínua de pentobarbital (l5mg/kg/h), e canulada a artéria carótida, para medição da pressão arterial média (PAM) e freqüência cardíaca (PC).

Feito traqueostomia para fornecer suporte ventilatório. A cisterna magna foi localizada a partir de coordenadas estereotáxicas, sendo fixada agulha no crânio do animal para administração de drogas (lOil). Feita laparotomia mediana com exposição do mesentério acondicionado sob microscópio intravital. Em seguida, realizou-se administração de solução salina (n=6) ou de clonidina (n-6) na cisterna magna.

Gravações em vídeo de arteríolas e vênulas « 90 1m) foram realizadas durante 90 minutos e analisadas em "off-line", a partir de sistema computadorizado.

RESULTADOS:

A infusão intracisternal de clonidina diminuiu a PAM de 121:1:7 para 72:1:6 mmHg (p menor que O,OOI) e a FC de 434:1:7 para 348:1:9 bpm (p menor que O,OOI). Na microcirculação, a clonidina aumentou o diâmetro das vênulas em 11:1:2,5% (p menor que O,OI vs. No grupo controle), mas não teve nenhum efeito sobre as arteríolas.

CONCLUSÃO:

A infusão intra-cerebral de clonidina aumenta o diâmetro das vênulas mas não das arteríolas em ratos normotensos. Este modelo abre caminho para novos estudos sobre a influência de agentes simpáticomoduladores na micro-circulação.

Note que as informações aqui disponibilizadas são de caráter complementar, não substituindo, em hipótese alguma, as visitas regulares ao médico ! Evite a auto-medicação, consulte, sempre, um profissional devidamente capacitado !
H.F.S.E. - (Hospital Federal dos Servidores do Estado)

Hospital do Ministério da Saúde, localizado na cidade do Rio de Janeiro, mantido pelo Governo Federal


Rua Sacadura Cabral , 178 - CEP.:20221-903 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (0XX) (21) 2291 3131 e Fax: (0XX) (21) 2516 1539


Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.