Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site Profissionais de Saúde

Profissionais de Saúde:Área exclusivamente destinada aos Profissionais da área de Saúde. Informações técnicas, área não recomendada para o público leigo.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial

 

Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Volume 36 - Número 4 >>>> Poster 45 - Síndrome Testículo Feminilizante

Poster 45

Síndrome Testículo Feminilizante

Silva, Madelon F. S.; Morales, Lizandro L.; Canavaz, Felipe S.; Myahira, H. - Serviço de Ginecologia do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.

Paciente de 26 anos (prontuário 927883) encaminhada da Casa de Saúde da Mulher de Volta Redonda ao Serviço de Ginecologia do Hospital Servidores do Estado com diagnóstico de Síndrome Testículo Feminilizante e cariótipo 46 XY para avaliação e tratamento cirúrgico.

Dados relevantes da anamnese: relato de biópsia gonadal, durante laparotomia aos 5 meses de idade, amenorréia primária e hábitos sexuais escassos com comportamento bissexual. Exame físico: biótipo atlético com algum relevo muscular e cintura escapular pouco maior que a pélvica. Acne e dermatite seborréica.

Distribuição dos pêlos do tipo terminal raspado na axila, vulva e membros, finos (tipo lanugo) na região periareolar e escurecidos na região dorsal de pododáctilos e quirodáctilos. Mamas estágio Tanner lI, com parênquima presente, panículo escasso e descarga papilar ausente. Genitália com hipertrofia de clitóris recoberto por glande, hipóspadia e agenesia de vagina (incluindo vestíbulo). Toque retal: impalpáveis órgãos genitais internos.

Em 18 de Abril de 2001, submetida à confecção de neovagina pela Técnica de Me lndoi com aplicação de molde. Principal intercorrência clínica nó pósoperatório: retenção urinária. Devido à persistência de sinais clínicos de atividade androgênica, no dia 17 de Janeiro de 2002 foi submetida à nova laparotomia com gonadectomia bilateral. Laudo histopatológico de gônada masculina: hialinização de túbulos seminíferos e hiperplasia de células de Leydig.

No acompanhamento ambulatorial administraram-se estrogênios conjugados e, posteriormente, progesterona observando melhoria de caracteres sexuais secundários femininos.

Note que as informações aqui disponibilizadas são de caráter complementar, não substituindo, em hipótese alguma, as visitas regulares ao médico ! Evite a auto-medicação, consulte, sempre, um profissional devidamente capacitado !
H.F.S.E. - (Hospital Federal dos Servidores do Estado)

Hospital do Ministério da Saúde, localizado na cidade do Rio de Janeiro, mantido pelo Governo Federal


Rua Sacadura Cabral , 178 - CEP.:20221-903 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (0XX) (21) 2291 3131 e Fax: (0XX) (21) 2516 1539


Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.