Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Volume 36 - Número 4 >>>> Poster 46 - Reconstrução com Cortical Externa de Parietal e Músculo Temporal no Tratamento de Fibroma Condromixóide na Maxila
Osorio, Cesar; Cortezzi, Wladimir; Wellos, Alexandre; Messias, Rodrigo; Santos, Roberto. - Serviço de Odontologia e Cirurgia Oral e Maxilofacial do Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.
O Fibroma Condromixóide é um tumor benigno raro, porém muito agressivo localmente, de origem cartilaginosa, localizado principalmente em ossos longos, porém podendo ser achado em. outros ossos: como na maxila e na mandíbula. Apresenta-se com mais freqüênca nas duas primeiras décadas de vida, sem predileção por sexo ou raça.
Apresentamos um caso de um paciente, sexo masculino, 20 anos de idade que chegou a nosso serviço com queixa de aumento de volume na região do palato, indolor a palpação, no qual foi diagnosticado após biopsia incisional, de Fibroma Condromixóide, localizado na maxila do lado esquerdo. Foi tratado definitivamente praticando-se hemi-maxilectomia com posterior reconstrução de cortical externa de parietal e músculo temporal, com cobertura total do defeito no mesmo tempo cirúrgico.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.