Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site Profissionais de Saúde

Profissionais de Saúde:Área exclusivamente destinada aos Profissionais da área de Saúde. Informações técnicas, área não recomendada para o público leigo.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial

 

Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Volume 36 - Número 4 >>>> Poster 50 - Análise da Incidência de Neoplasia por Amostragem

Poster 50

Análise da Incidência de Neoplasia por Amostragem

Valverde, Francisco José de Lima; Valverde, Juçara Regina Viegas; Rosental, david; Farah, Mário, Cabral, Sonia Maria Porto - Hospital dos Servidores do Estado ( H.S.E.) - R.J. - M.S.

A pesquisa em 1376 prontuários do HSE, aleatoriamente, que chegaram ao SERDEM para analisa do prontuário com neoplasia maligna, confirmado por cirurgia e ou histopatologia, dos quais 109 apresentaram - 7,92%.

A idade variou de 6 a 59 /78 anos, com 15 pacientes abaixo de 18 anos e 94 acima. Houve ligeira prevalência do sexo feminino: 52,3% contra 47,7% do sexo masculino - 57 casos de pacientes femininos e 52 masculinos.

A amostra total estudada foi constituída de 814 mulheres (59,2%) e de 562 homens (40,97%). Neste nosso estudo a neoplasia maligna urológica predominou com 21,3% dos casos, sendo o Ca de próstata com 7 casos e o tumor de bexiga com 4 casos os de maior incidência, do total de 23 casos urológicos.

O Ca de mama, individualmente foi o de maior presença com 22 com percentual de 20,4%.

A incidência de outras neoplasias malignas: Ca de reto, 3 casos, colon sigmóide 2 casos e Ca de Colon 2 casos. Este segmento do aparelho digestivo obteve 10,2%, com um total de 11 casos. A incidência dos linfomas e de leucemias - a leucemia linfoblástica aguda predominou e o grupo obteve um percentual total de 10,2%.

A neoplasia malígna de pele teve uma percentagem de 8,3% com 9 casos, sendo o não especificado o mais freqüente. A incidência de Ca do aparelho digestivo foi de 7,4% - Ca de estômago com 2 casos (1,9%) em 8 de outras localizações. Nos órgãos genitais femininos há 8 casos, sendo 3 de Ca de 2,8% em um total de 7,4%. Tumores com incidência menor, com destaque para o de pulmão e o mieloma múltiplo com 2 e 3 casos respectivamente.

O HSE atende número significante de pacientes com neoplasias malignas e tem com seus clientes, atendêlos no âmbito hospitalar e o compromisso de se engajar efetivamente, em programas comunitários de prevenção das neoplasias malignas.

Note que as informações aqui disponibilizadas são de caráter complementar, não substituindo, em hipótese alguma, as visitas regulares ao médico ! Evite a auto-medicação, consulte, sempre, um profissional devidamente capacitado !
H.F.S.E. - (Hospital Federal dos Servidores do Estado)

Hospital do Ministério da Saúde, localizado na cidade do Rio de Janeiro, mantido pelo Governo Federal


Rua Sacadura Cabral , 178 - CEP.:20221-903 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (0XX) (21) 2291 3131 e Fax: (0XX) (21) 2516 1539


Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.