Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site Profissionais de Saúde

Profissionais de Saúde:Área exclusivamente destinada aos Profissionais da área de Saúde. Informações técnicas, área não recomendada para o público leigo.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial

 

Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Volume 37 - Número 2 >>>> Editorial

TERCEIRA IDADE

O Brasil era conhecido como país de jovens e hoje começa a ser preocupante o envelhecimento populacional. Esta mudança de perfil faz com que se pense na importância do atendimento dessa população em suas necessidades básicas de saúde.

No censo de 2000 constatou-se a existência de 8,5% de pessoas acima de 60 anos, na população brasileira. No Estado do Rio de Janeiro esta proporção é de 10,3% e no Município do Rio de Janeiro 12,8%. O aumento da expectativa de vida atual, próxima dos 70 anos, a evidência do aumento da longevidade e da diminuição da fecundidade, permite uma estimativa de que em 25 anos tenhamos cerca de 15% da população brasileira na terceira idade. Esta mudança leva-nos a concluir que haverá alteração na incidência e na prevalência das doenças crônicas não transmissíveis.

Um estudo realizado no Serviço de Clínica Médica do H.S.E. mostrou, durante o ano de 2001, que as internações correspondiam a 41,2 % de pacientes acima de 60 anos, com predominância de patologias crônicas. Nesse estudo não foram incluídos os pacientes renais, cardíacos e neurológicos por pertencerem a outros Serviços do H.S.E., no entanto suas características não deverão ser diferentes.

Cabe considerar a necessidade de se agilizar os recursos de assistência para diminuir o tempo de permanência hospitalar, e incrementar a deshospitalização. Também se deve pensar na necessidade de desenvolver as atividades lúdicas e recreativas para que, se sentindo mais bem dispostos, possam freqüentar os ambulatórios com menos queixas próprias de quem está sem atenção.

Trata-se de medidas de humanização qualificando melhor o atendimento ambulatorial e resgatando a dignidade do ser humano. Muito já se faz no H.S.E., porém ainda está longe de atender as reais necessidades da demanda da terceira idade.

Fábio C. Morínigo

Links relacionados nas outras áreas do site:

O Hospital

O Paciente / Cidadão

Note que as informações aqui disponibilizadas são de caráter complementar, não substituindo, em hipótese alguma, as visitas regulares ao médico ! Evite a auto-medicação, consulte, sempre, um profissional devidamente capacitado !
H.F.S.E. - (Hospital Federal dos Servidores do Estado)

Hospital do Ministério da Saúde, localizado na cidade do Rio de Janeiro, mantido pelo Governo Federal


Rua Sacadura Cabral , 178 - CEP.:20221-903 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (0XX) (21) 2291 3131 e Fax: (0XX) (21) 2516 1539


Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.