Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 33 - Volumes 1 a 4 >>>> MEDICINA INTEGRAL
Serviço fundado em 1983. Exerce atividades assistenciais e de treinamento no âmbito da graduação e da pós-graduação para profissionais de saúde, além de reciclagem de médicos para atuarem como médicos generalistas ou médicos de família.
Trabalha com equipe multiprofissional constituída por: dois médicos generalistas, um psicólogo, um assistente social, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e dois agentes administrativos.
Realiza atendimento primário na comunidade do Bairro da Saúde, segundo o modelo de Medicina de Família, centrado na promoção da saúde, sem dicotomia entre medicina curativa e preventiva. Presta um atendimento integral, numa abordagem bio-psico-social, onde o paciente é entendido e atendido na sua totalidade por todos os profissionais da equipe, numa nova forma de atendimento desde o guichê de recepção até o consultório do médico, num trabalho integrado com a comunidade e seus recursos.
Consultas com hora marcada por telefone ou no próprio guichê de recepção, e consultas de urgências que incluem atendimento imediato com administração de medicamento e agilização dos exames complementares necessários no próprio Serviço.
Realiza: diagnóstico e terapêutica de doenças agudas e crônicas prevalentes na comunidade; pré-natal de gestação normal; exame preventivo ginecológico com colheita tríplice e lâmina a freso; detecção de grupos de riscos e conseqüente orientação; consulta de enfermagem para diabéticos, obesos, hipertensos, etilistas, gestantes e outros pacientes que necessitam de orientação para a saúde e mudança de hábitos; consulta domiciliar; visita hospitalar; interconsultas com especialistas, que são também uma forma de educação continuada para o generalista; atendimento pelo generalista de pacientes com problemática mental como somatização, demência, reações depressivo-ansiosas, alcoolismo; grupo de hipertensos; grupo de sala de espera (de mulheres antes e depois do exame preventivo ginecológico e outros); pequenas cirurgias; curativos; administração de medicação de urgência, inclusive nebulização; colheita de sangue; detecção de elementos anormais na urina; mensuração de glicemia capilar.
O gerenciamento é participativo através de Grupo Operativo. Reunião semanal de toda a equipe com participação eventual de liderança da comunidade. O espaço de organização do Serviço possibilita a manutenção da proposta de trabalho mesmo nos períodos agudos de crise.
Os resultados são: bom padrão técnico de atendimento; agilização e racionalização do custo do atendimento médico; alta resolução da consulta médica – 85% a 92%; alta resolução da consulta de enfermagem – 85% a 90%; humanização do atendimento, com satisfação da equipe e da clientela e conseqüente colaboração desta no tratamento; conscientização do paciente do processo saúde-doença; diminuição das internações hospitalares e iatrogenias inclusive em saúde mental; e finalmente formação de recursos humanos.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.