Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 33 - Volumes 1 a 4 >>>> MANUAL DO RESIDENTE
Em fevereiro de 1958 o Centro de Estudos editou um Manual do Médico Residente contendo os princípios da organização da Residência e a definição de suas obrigações. Procurou padronizar medidas e orientar a solução dos problemas encontrados. Permaneceu em vigor por uma década. Por várias contingências vividas pelo HSE não foi possível sua reedição.
No Serviço de Clínica Médica também, durante um período maior, vigorou um Manual Interno que orientava quais as obrigações do Médico-Residente. O Serviço de Pediatria elaborou um Manual de Rotinas que passou a ser editado em livro, e obteve grande sucesso não só na orientação de seus Residentes, mas na divulgação das condutas executadas no HSE.
A equipe da Gastroenterologia do Serviço de Clínica Médica, em 1994 editou um Manual de Rotinas Terapêuticas em Gastroenterologia que também tornou-se obra de grande divulgação extrapolando os muros do HSE tornando-se um compêndio de orientação prática na especialidade.
Agora novamente o Serviço de Clínica Médica sistematizando a prática do treinamento na Residência Médica está editando um Manual do Residente na Clínica Médica, que será entregue aos médicos-residentes no início do ano 2000. Nele é enfatizado o atendimento ao paciente como um todo e não como um problema localizado a ser resolvido setorialmente.
Seu índice: Uma palavra inicial:
No segundo semestre será completada a edição com
a apresentação de uma coletânea de condutas diagnósticas
e terapêuticas das principais patologias do dia a dia. Será
um valioso manual de padronização técnica e ajuda
efetiva para a solução de problemas, que ressalta a importância
da habilidade profissional e a necessidade do médico estar presente
como fonte de esperança.
Veja o Manual do Residente na Clínica Médica, que foi entregue aos médicos-residentes no início
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.