Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site O Paciente Cidadão

O paciente/ cidadão:
Área do site voltada para a prevenção de várias doenças. Informações sobre o atendimento fornecido pelo H.S.E.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial


Clínica Médica

O Serviço de Clínica Médica é formado por 80 médicos, 43 residentes, 9 enfermeiros e 38 auxiliares de enfermagem. A Clínica Médica possui 49 leitos ativos e a média de internação mensal é de 35 pacientes. No ambulatório são 29 salas de consultas, onde realizam cerca de 5 mil consultas por mês.

O serviço é dividido nos setores de Alergia e Imunologia Clínica, Endocrinologia, Gastroenterologia, Hematologia, Pneumologia e Reumatologia. Todos esses setores possuem treinamento para Residência Médica especializada.

Alergia e Imunologia

O Setor de Alergia e Imunologia Clínica assiste pacientes adultos com doenças alérgicas respiratórias, dermatológicas, oculares e alimentares, como por exemplo renites, sinusites, asmas, bronquites, resfriados, otites, amigdalites, faringites de repetição, urticárias e dermatites. Também trata de doentes com imunodeficiências. Na avaliação laboratorial (in vivo) são realizados testes cutâneos imuno alérgicos para inalantes e alimentos, bacterianos, fúngicos e de contato.

O Ambulatório de Adultos realiza cerca de 30 consultas por dia. O atendimento é feito as segundas, terças, quartas e sextas pela manhã.

Endocrinologia

A Endocrinologia realiza o diagnóstico e tratamento de todas as doenças comuns ao setor e ainda possui grupos de atendimentos especializados, como por exemplo o Programa de Educação do Diabético. Ele consiste em reuniões mensais com a participação de endocrinologistas, nutricionistas e enfermeiros. Os pacientes recebem orientação de cuidados gerais com o corpo e, principalmente, com os pés. A equipe ensina também como fazer a aplicação da insulina e o controle da glicemia capilar. A dieta é sempre discutida nas reuniões.

A Endocrinologia também é responsável, em conjunto com Unidade Materno Fetal, pelo ambulatório especializado em Gestação de Risco, que atende mulheres com diabetes, tireóidopatias e hipertensão arterial. São cerca de 100 consultas por semana.

Gastroenterologia

O Setor de Gastroenterologia trata úlceras pépticas, esofagites, cirroses hepáticas, hemorragias digestivas, hepatites e canceres, entre outras doenças. O setor realiza todos os exames comuns para diagnósticos além de vídeo-endoscopias, de colonoscopias e de biópsias. Desde 1996, a Gastroenterologia mantém um ambulatório especializado em hepatopatia, centro de referência das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde. O ambulatório realiza o diagnóstico e o tratamento, com medicação antiviral, da Hepatite B e C. Os pacientes são encaminhados pelos Bancos de Sangue do Estado. A média de atendimento atinge a 240 pessoas por mês.

Hematologia

O Setor de Hematologia trata das doenças benignas e malignas do sangue e, por estar inserido num hospital clínico e cirúrgico com Banco de Sangue próprio, realiza atendimento multidisciplinar sem necessidade de encaminhamento para outras unidades. O setor conta também com o Laboratório de Hematologia, que realiza estudos de coagulação e de hemoglobinopatia, biópsias de medula óssea, mielogramas etc.

Pneumologia

A Pneumologia realiza 450 consultas ambulatoriais, 24 endoscopias respiratórias e 90 Espirometrias Computadorizadas por mês.

Reumatologia

O setor de Reumatologia trata de todas as doenças reumáticas e utiliza para diagnóstico os exames de raio x, imunológico, punção intraarticular, tomografia computadorizada e cintilografia. O setor acompanha cerca de 500 pessoas com Lupus. Os próprios pacientes, com a orientação dos reumatologistas Adriana Danowski e Marilene Mesquita, criaram o primeiro Grupo de Lupus do Rio de Janeiro. Organizam palestras mensais com profissionais de saúde para melhorar sua qualidade de vida.

 

Informação atualizada em 13/06/2011.

Note que as informações aqui disponibilizadas são de caráter complementar, não substituindo, em hipótese alguma, as visitas regulares ao médico ! Evite a auto-medicação, consulte, sempre, um profissional devidamente capacitado !
H.F.S.E. - (Hospital Federal dos Servidores do Estado)

Hospital do Ministério da Saúde, localizado na cidade do Rio de Janeiro, mantido pelo Governo Federal


Rua Sacadura Cabral , 178 - CEP.:20221-903 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (0XX) (21) 2291 3131 e Fax: (0XX) (21) 2516 1539


Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.