Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site Profissionais de Saúde

Profissionais de Saúde:Área exclusivamente destinada aos Profissionais da área de Saúde. Informações técnicas, área não recomendada para o público leigo.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial

 

Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 34 - Volumes 3 >>>> Tema Oral 12

Tema Oral 12

Panhipopituitarismo Secundário à Tumor Supre Selar

Belsito A. C. G. - Médico do Serviço de Clínica Médica - Setor de Endocrinologia, MS - HSE. RJ

Ramos F. J. M. - Médico do Serviço de Clínica Médica - Setor de Endocrinologia, MS - HSE. RJ

Marotti S. F. A. - Médico do Serviço de Clínica Médica - Setor de Endocrinologia, MS - HSE. RJ

Laun I. C. - Médico do Serviço de Clínica Médica - Setor de Endocrinologia, MS - HSE. RJ

Pereira C. E. - Médico do Serviço de Clínica Médica - Setor de Endocrinologia, MS - HSE. RJ

Há 4 anos apresentando perda visual progressiva, com exacerbação há 4 meses e cefaléia frontal diária de forte intensidade acompanhada de tonteira. Alguns episódios de síncope e convulsão há 1 mês. Relata polidipsia e poliúria há 5 anos que se agravou com o quadro atual, além da densidade urinária diminuída, tendo hipótese diagnóstica de diabetes insípido.

Hospitalizado no HSE em 12/06/2000. Submetido ao exame de ressonância nuclear magnética do crânio que evidenciou lesão expansiva na região selar, determinando aumento do quiasma óptico.

Ao exame físico: BEG, hidratado, corado, eupnéico, afebril, impúbere, apresentando amaurose bilateral, pêlos axilares e pubianos escassos, testículos pequenos com consistência normal. Demais órgãos e sistemas sem anormalidades. Dosagens hormonais e teste do LH-RH evidenciaram panhipopituitarismo (T4 total e cortisol séricos diminuídos, TSH normal, além de ausência de resposta do LH, FSH e testosterona ao estímulo).

Foi realizado em 24/07/2000 craniotomia fronto pterional com remoção microcirúrgica parcial do tumor que infiltrava o quiasma e o nervo óptico, bilateralmente (glioma óptico?). Duas semanas após apresentou hidrocefalia e crises convulsivas freqüentes, sendo novamente encaminhado ao Centro Cirúrgico para ser submetido à derivação ventrículo externa. Evoluiu no pós-operatório com piora do diabete insípido e descerebração, vindo a falecer em 20/08/2000, após longa internação no CTI.

Note que as informações aqui disponibilizadas são de caráter complementar, não substituindo, em hipótese alguma, as visitas regulares ao médico ! Evite a auto-medicação, consulte, sempre, um profissional devidamente capacitado !
H.F.S.E. - (Hospital Federal dos Servidores do Estado)

Hospital do Ministério da Saúde, localizado na cidade do Rio de Janeiro, mantido pelo Governo Federal


Rua Sacadura Cabral , 178 - CEP.:20221-903 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (0XX) (21) 2291 3131 e Fax: (0XX) (21) 2516 1539


Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.