Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 34 - Volumes 3 >>>> Tema Oral 32
Carvalho Jr. A.M. - Médico do Serviço de Urologia. MS-HSE-RJ
Carrerette, F.B. - Médico do Serviço de Urologia. MS-HSE-RJ
Müller, V. - Médico do Serviço de Urologia. MS-HSE-RJ
Vaz, F.P. - Médico do Serviço de Urologia. MS-HSE-RJ
Introdução: "Sling" Pubovaginal foi popularizado por McGuire a partir de 1980, sendo utilizado atualmente não só para IUE tipo III, mas também como alternativa nos casos de falha nos procedimentos anteriores assim como para os outros tipos de IUE com taxas de sucesso variando de 70 - 100% .
Materias e Métodos:Foram estudados 27 pacientes no período de 04/98 a 09/00 submetidas a "Sling" pubovaginal autólogo . Todas com estudo urodinâmico completo para avaliar complacência, presença de contrações não inibidas (CNI) e para medida da pressão de perda aos esforços (VLPP), classificados quanto ao tipo de IUE e seguidas no ambulatório de Urologia .
Resultados: idade média foi de 53,3 anos, tempo de segmento médio de 17,6 meses . 26% apresentaram CNI no pré-operatório, e a pressão de perdas dos esforços variou de 45 a 100 cm H2O com média de 70,7 cm de H2O . Houve 14,8% IUE anatômica; 33,3% tipo III; 51,9% tipo associada . O tempo médio de sonda uretral foi de 7,4 dias . Dezenove (70,3%) pacientes apresentaram complicações . A taxa de sucesso foi de 88,8% e índices de satisfação 75,2 .
Discussão e Conclusão:Os parâmetros avaliados tem resultados semelhantes aos da literatura . O índice de complicação, apesar de alto, revela grande número de complicações mínimas ou temporárias, requerendo tratamentos conservadores . A cirurgia foi eficaz no prazo observado, com alto índice de satisfação das pacientes .
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.