O Serviço de Urologia do H.F.S.E., atende em suas dependências casos de alta complexidade na Urologia Geral, e também nas especialidades urológicas como: Disfunção Erétil/Andrologia, Uro-Oncologia, Neuro-Urologia, Uroginecologia, Cirurgia Reconstrutora Urológica, entre outras.
Outrossim, não menos importante é salientar o grande volume de atendimentos clínico ambulatoriais e cirúrgicos (grande, médio e pequeno porte), consubstanciado neste setor.
São realizadas aproximadamente 1200 consultas 150 cirurgias por mês, em crescimento constante, em atenção ao aumento da demanda.
O serviço realiza todos os exames comuns à especialidade, sendo referência nos estudos afetos às disfunções miccionais além das cirurgias endoscópicas, sendo um serviço contemporâneo acompanhando todos os avanços inerentes à especialidade.
A Urologia do H.F.S.E. possui grande experiência na reconstrução da bexiga acometida pelo câncer, sendo uma das referências nesta patologia. No tocante à bexiga, é mister trazer à baila que o serviço é referência na ampliação vesical para o tratamento das disfunções miccionais complexas, quando estas não respondem aos tratamentos convencionais, sendo coordenados nestes casos pelo Dr. Valter Muller, chefe do serviço de Urologia do H.F.S.E..
No tratamento da incontinência urinária masculina, feminina e infantil, conta com especialistas de ponta para o tratamento destas patologias, utilizando técnicas de última geração como por exemplo: a avaliação vídeo-urodinâmica.
O serviço realizou a primeira cirurgia para implante de esfincter artificial no Estado do Rio de Janeiro sendo também pioneiro em implantes de stents uretrais bem como próteses penianas infláveis.
Em 1998, realizou a primeira braquiterapia (radioterapia local), para o tratamento do câncer da próstata nos hospitais públicos do Estado do Rio de Janeiro.
Ainda no tocante a novas tecnologias, foi este serviço o precursor na implementação da nova técnica para o implante de sling masculino, há época sendo colaborador de um estudo internacional
Nessa toada, também se tornou precursor no tratamento de Hiperplasia Prostática Benigna, utilizando a mais nova fonte de energia, o laser do tipo Green Light.
O Serviço desenvolve um intenso trabalho na área de ensino e pesquisa, sendo presença, constante, nos Congressos da especialidade tanto Nacionalmente como Internacionalmente.
Anualmente, realiza o Curso de Urodinâmica, de Disfunção Erétil e ministra o Curso de Pós-Graduação em Urologia do Instituto Carlos Chagas, trabalhando para capacitar a Urologia Fluminense e Nacional.
O chefe do serviço, Dr. Valter Muller, é membro Titular da (Sociedade Brasileira de Urologia - S.B.U.), tendo sido Vice Presidente da S.B.U Nacional Biênio (2014-2015).
Os médicos que compõe os staffs do serviço de urologia do H.F.S.E., na sua maioria são membros das diretorias das Sociedades Regional e Nacional de Urologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
Informação atualizada em 02/04/2024.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.