Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site Profissionais de Saúde

Profissionais de Saúde:Área exclusivamente destinada aos Profissionais da área de Saúde. Informações técnicas, área não recomendada para o público leigo.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial

 

Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 34 - Volumes 3 >>>> Poster - Incidência de Infecção por BAAR

Poster

A Incidência de Infecção por BAAR em pacientes submetidos a Transplante Renal

Araújo, E.O., Silva, J.L.J., Vasconcelos,M.S., Corrêa,J.C.

  • Serviço de Nefrologia e de Clínica Médica - Setor de Pneumologia - M.S.- H.S.E.- R.J.

Objetivo: Analisar a incidência de Infecção por Bacilo-álcool-ácido-resistente(BAAR) em pacientes em uso de drogas imunossupressoras, submetidos a transplante renal no Hospital dos Servidores do Estado.

Metodologia: Estudo retrospectivo de 400 Transplantes renais realizados no período de 1973 à 2000,dos quais 17 tinham história patológica pregressa positiva para Tuberculose( BK). Todos estes pacientes receberam profilaxia , não desenvolvendo recidiva. Foram diagnosticado durante a evolução 30 novos episódios de BK.Estes foram alocados em 3 grupos: Grupo A, para pacientes com BK pulmonar, Grupo B para os portadores de BK extra-pulmonar, Grupo C , para os pacientes com BK em mais de um sítio. Os dados encontrados foram comparados com os encontrados na população geral.

Resultados: A incidência de infecção por BAAR em pacientes transplantados foi superior a incidência da população geral, sendo a profilaxia com Isoniazida eficaz em prevenir recidiva.

Conclusão: Embora a sobrevida do enxerto renal tenha aumentado com o uso de novas drogas imunossupressoras, fica claro que a profilaxia e o tratamento de patologias infecto-contagiosas freqüentes, nesta população, são fundamentais para a qualidade de vida destes pacientes.

Note que as informações aqui disponibilizadas são de caráter complementar, não substituindo, em hipótese alguma, as visitas regulares ao médico ! Evite a auto-medicação, consulte, sempre, um profissional devidamente capacitado !
H.F.S.E. - (Hospital Federal dos Servidores do Estado)

Hospital do Ministério da Saúde, localizado na cidade do Rio de Janeiro, mantido pelo Governo Federal


Rua Sacadura Cabral , 178 - CEP.:20221-903 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (0XX) (21) 2291 3131 e Fax: (0XX) (21) 2516 1539


Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.