Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 34 - Volumes 3 >>>> Poster - Comparação entre Diagnósticos de Pacientes Submetidos à Cirurgia de Laringe
Gomes, G ; Quintão, E. F.; Ribeiro, E. R. ; Souza, K. M.; Rodrigues, E. M.; Nascimento, L. N.
INTRODUÇÃO: As patologias que acometem a laringe ocupam importante espaço entre os atendimentos em otorrinolaringologia. Muitas delas necessitam de tratamento cirúrgico.Em vista disso, é fundamental o diagnóstico correto, para que seja feita o terapêutica adequada.
OBJETIVO: Esse trabalho tem como objetivo comparar os diagnósticos videolaringoscópicos (VDL) e anatomo-patológicos (AP) em pacientes submetidos à cirurgia de laringe em um hospital público federal do RJ.
MATERIAL E MÉTODOS: Foram comparados VDL (pré-operatórios) e AP de 52 pacintes submetidos à cirurgia de laringe no período de setembro de 1999 à junho de 2000 , no serviço de otorrinolaringologia do HSE-RJ. Foram incluidos pacientes que sofreram microcirurgias de larige ou laringectomias.Todas VDL e estudos AP foram realizados no próprio HSE.Os dados foram coletados nos meses de Maio e Junho de 2000, por 2 médicos preceptores e 3 médicos residentes do serviço de Otorrinolaringologia do HSE-RJ.
RESULTADOS: Em 84,6% (44) dos pacientes, o diagnóstico AP confirmou a lesão sugerida na VDL. Todas as lesões sugestivas de neoplasia maligna (19), Edema de Reinke (7) e cistos (2) tiveram confirmação AP.Das 14 VDL compatíveis com pólipo de pregas vocais, nove (64,2%) tiveram esse diagnóstico confirmado. As 5 restantes foram nódulos (4) e papiloma. Duas lesões com diagnóstico inicial de papiloma eram , na realidade, carcinoma epidermóide.Dos 52 pacientes analisados, 27 eram do sexo masculino.
CONCLUSÃO: Na maioria dos casos houve coincidência entre os achados VDL e AP. As imagens sugestivas de pólipo foram as que mais apresentaram mudança no seu diagnóstico. É indispensável o estudo AP para selar o verdadeiro diagnóstico.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.