O Serviço de Otorrinolaringologia é o terceiro lugar do ranking da estatística de consultas ambulatoriais realizadas pelo H.S.E. em 2000. São em média 1.700 atendimentos médicos por mês, 30 exames videoendoscópicos, 20 cirurgias hospitalares e três operações ambulatoriais por semana. A equipe do Otorrino é formada por 14 médicos, seis residentes, quatro estagiários, três enfermeiros, onze auxiliares de enfermagem e quatro auxiliares operacionais.
A Clínica de Otorrino realiza atendimento clínico e cirúrgico de problemas relacionados ao nariz, ouvido e garganta. A cirurgia de maior procura é a de amígdalas e adenóide, sendo que 90% pacientes são crianças. O serviço é um dos mais procurados pela Residência Médica e recebe pacientes de todo o Estado do Rio de Janeiro. Isso demonstra a excelência da assistência da Otorrino.
O Serviço também é referencia na realização de cirurgias de estapedectomias (operações de surdes), mastóidectomias (cirurgia de otite), timpanoplastias (operações de tratamento e reconstituições de tímpanos), timpanomastoidectomias (união dos dois procedimentos anteriores), agenesias de condutos auditivos (cirurgia de doenças congênitas), laringectomias totais e parciais com e sem esvaziamento ganglionar cervical, micro cirurgias de laringe e de cordas vocais, e operações de rinoseptoplastias e rinoplatias.
Informação atualizada em 17/09/2025.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.