Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 35 - Volumes 3 e 4 >>>> Poster - Registro: Instrumento Básico para Apreciação Legal
Cristiane Vanessa da Silva; Fabiana Regina Rosas de Carvalho Carvalho
Este estudo teve como objeto os registros realizados pela equipe multiprofissional que assiste às gestantes no serviço de pré-natal de uma unidade Policlínica, refletindo sobre os aspectos legais envolvidos.
OBJETIVOS: Observar se os registros dos prontuários da clínica obstétrica possuem dados significativos para continuidade da assistência; identificar a existência de dados que protegem legalmente a instituição e os profissionais da clínica obstétrica e elaborar um plano de ação que corrija as falhas identificadas nos registros dos prontuários.
O estudo foi do tipo exploratório com uma abordagem quanti-qualitativa, tendo como sujeito a equipe multiprofissional que assiste às gestantes do pré-natal de uma unidade Policlínica do município do Rio de Janeiro. A coleta de dados foi realizada a partir da análise de trinta prontuários selecionados aleatoriamente, no mês de outubro de 2000.
RESULTADOS: os resultados obtidos apontaram para um percentual significativo de profissionais que não atendem aos requisitos de elaboração do registro, evidenciando lacunas na qualidade da assistência e no gerenciamento da unidade.
O Serviço de Documentação e Estatística Médicas mantém as informações sobre os prontuários e A.I.H.s dos pacientes, sempre, atualizados.
Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.