Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
Ir para Portal Saúde Ir para Portal Brasil.Gov
imagem representativa da área do site Profissionais de Saúde

Profissionais de Saúde:Área exclusivamente destinada aos Profissionais da área de Saúde. Informações técnicas, área não recomendada para o público leigo.

H.F.S.E/R.J./M.S.Voltar para a página Inicial

 

Você está em: Home >>>> Profissionais de Saúde >>>> Revista Médica >>>> Número 35 - Volumes 3 e 4 >>>> Poster - Fatores de Risco para Obesidade em Crianças

Poster

Fatores de Risco para Obesidade em Crianças Acompanhadas no Setor de Endocrinologia Pediátrica

Kurdian, M.C.M. Kurdian, B.; Rocha, X.; Manoel, M.F.; Provençano, N.V.

  • Serviço de Pediatria – H.S.E.M.S. - R.J.

OBJETIVO: Identificar os fatores de risco para desenvolver obesidade, o que permitiria intervenção precoce, a fim de prevenir e evitar as complicações futuras da obesidade.

METODOLOGIA: Foram estudadas 310 crianças (idade 6 m - 13,10 anos), sendo 182 obesas (Ambulatório de Obesidade do setor de Endocrinologia Pediátrica do HSE) e 128 não obesas (Ambulatório Geral). Para menores de 6 anos, consideramos obesas as crianças acima de 2 DP da tabela Peso/Estatura do National Center for Health Statistics e para os maiores de 6 anos aquela com IMC igual ou acima do percentil 95 da curva padrão de IMC para idade e sexo.

Os seguintes dados foram levantados em todas as crianças: peso ao nascimento; tempo de aleitamento materno exclusivo; obesidade entre os pais e se eram 1º filho e/ou filho único. Para comparação das duas proporções dos grupos, em relação às variáveis em estudo, foi utilizado o Teste Z da curva normal, adotando-se o nível de significância de 5% de probabilidade (p < 0,05).

RESULTADOS: Peso de nascimento > ou = 3.800 g foi encontrado em 25% das crianças obesas e 7,1% das crianças não obesas (p < 0,01). Desmame precoce (aleitamento materno exclusivo por menos de 6 meses) foi encontrado em 69,4% das crianças obesas e 48,8% das crianças não obesas (p < 0,01). Obesidade entre os pais foi de 71,4% entre os obesos e 14,8% entre os não obesos (p < 0,01). A Prevalência de 1º filho e/ou filho único foi de 51,7% nos obesos e de 46,8% nos não obesos (p > 0,05), não significativo.

CONCLUSÃO: Obesidade entre os pais, alto peso ao nascer e desmame precoce, foram identificados como fatores de risco para o desenvolvimento da obesidade na população por nós estudada. Esses resultados mostram a necessidade de tratamento familiar para conscientização e modificação de hábitos, incluindo o período gestacional, com parte de um programa de prevenção da obesidade na infância.

Note que as informações aqui disponibilizadas são de caráter complementar, não substituindo, em hipótese alguma, as visitas regulares ao médico ! Evite a auto-medicação, consulte, sempre, um profissional devidamente capacitado !
H.F.S.E. - (Hospital Federal dos Servidores do Estado)

Hospital do Ministério da Saúde, localizado na cidade do Rio de Janeiro, mantido pelo Governo Federal


Rua Sacadura Cabral , 178 - CEP.:20221-903 - Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (0XX) (21) 2291 3131 e Fax: (0XX) (21) 2516 1539


Design e Desenvolvimento: Equipe de Desenvolvimento Web do C.P.D.